B-R-O-Bró no Piauí deve ser menos intenso em 2016, revela meteorologista

B-R-O-Bró no Piauí deve ser menos intenso em 2016, revela meteorologista

17/08/2016 - 09:46

O B-R-O-Bró, como é conhecido o período mais quente do ano no Estado do Piauí, deve ser menos intenso em 2016, se comparado há anos anteriores. As temperaturas máximas não devem ultrapassar as médias já registradas, ficando entre 40ºC e 42ºC.

Segundo a meteorologista Sônia Feitosa, apenas em situações extremas, as temperaturas devem ultrapassar a barreira dos 42ºC. “Em termos de temperatura, este ano tende a ser melhor que o mesmo período do ano passado”, afirma.

Umidade do ar

Nos últimos meses de 2016, o maior problema a ser enfrentado pelos piauienses não diz respeito às temperaturas e sim à umidade relativa do ar, que deve continuar atingindo níveis preocupantes em todas as regiões do Estado. “A umidade é inversamente proporcional às temperaturas. Quanto maior a temperatura, menor a umidade. Esse período do ano é caracteristicamente seco, o que deve se repetir”, explica Sônia Feitosa.

Período chuvoso

A boa notícia para os piauienses é que, este ano, o período chuvoso pode chegar mais cedo ao Piauí. Isso seria uma das consequências do Fenômeno La Niña, que consiste no resfriamento das águas do oceano pacífico, o que influencia as correntes de ar, em boa parte da América do Sul.

“Há uma tendência de que seja melhor que nos últimos anos, porque já está configurado o La Niña. Se esse fenômeno continuar estável, teremos um período chuvoso melhor nos próximos meses, iniciando já pela segunda quinzena de outubro, no Sul do Piauí”, conclui Sônia Feitosa.

 

Fonte: Portal o dia