Rede pública só vai dispor vacina contra dengue no Piauí em 2019

Rede pública só vai dispor vacina contra dengue no Piauí em 2019

17/08/2016 - 22:37

Apesar de já está sendo comercializada em algumas clínicas particulares de Teresina, a vacina contra a dengue só estará disponível na rede pública estadual em 2019. A previsão é do diretor da Diretoria de Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde (DUVAS), Herlon Guimarães.

O diretor esclareceu que o Ministério da Saúde ainda está fazendo estudos junto ao Instituto Butantan para avaliar a eficácia da vacina. A imunização disponível atualmente no mercado foi desenvolvida por um instituto francês e tem efeito de cerca de 60% contra os quatro tipos de dengue.

Entre os pontos estudados pelo Ministério da Saúde estão a relação custo/benefício da compra e distribuição da vacina e a estratégia de aplicação para ter impacto em termos de saúde pública. “Os estudos estão avançados para que a eficácia da vacina seja de pelo menos 99%. Todo esse processo deve ser finalizado em três anos e aí, sim, o Ministério da Saúde vai fazer a compra das vacinas e distribuir para todos os estados, inclusive o Piauí”, estima o diretor da Duvas.

 Herlon Guimarães comentou também a redução no número de casos de dengue no Piauí. Segundo o mais recente boletim epidemiológico levantado pela Secretaria Estadual de Saúde,  o registro da doença teve diminuição de 33,6% em 2016.

Até agosto de 2016 foram 2.776 casos confirmados em todo Piauí. Já no mesmo período do ano passado foram 6.432 confirmações no Estado. “O Brasil aprendeu com a tragédia. Tivemos uma união de forças, uma conscientização da população e, por isso, houve essa diminuição”, pondera Herlon.

Na contramão dos registros de dengue, os casos de febre chikungunya tiveram um aumento  de 716% em 2016. Em 2015 foram registrados 255 ocorrências da doença e neste ano já somam 736 contaminadas pela enfermidade. 

Herlon acredita que a falta de conhecimento para identificar a doença foi responsável pela discrepância nos índices. “No ano passado não tínhamos informações sobre a chikungunya e os exames não eram feitos no Piauí. Agora os exames de Zika, dengue e chikungunya já são feitos nos laboratórios do Estado”, explica. 

Sobre os casos de contaminação do Zika vírus, o boletim da Sesapi revela  que, de 338 casos notificados da doença, apenas 5 foram confirmados no Estado. 

A Duvas informa que os órgãos de controle social estão atuando junto ao Governo do Estado, para intensificar o combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. “Os órgãos estão trabalhando, mas alertamos que a conscientização da população é a melhor maneira de combater o mosquito", finaliza Herlon.

Fonte: Cidadeverde.com