Tempo de propaganda na TV e rádio será definido nesta sexta

Tempo de propaganda na TV e rádio será definido nesta sexta

18/08/2016 - 09:56

A Justiça Eleitoral vai definir nesta sexta-feira (19), durante audiência pública no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), o horário e a ordem dos partidos durante a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV. A propaganda deve começar a ser transmitida no dia 26 de agosto.

De acordo com Henrique Conde, Chefe do Cartório Eleitoral da 63ª Zona de Teresina, devem participar da reunião as emissoras de TV e rádio que farão as transmissões e os representantes dos partidos/coligações. “Serão dois sorteios, um para definir a ordem e o outro a distribuição, que seguirá os critérios de acordo com a representatividade na Câmara Federal”, esclareceu.

Além da definição da ordem de veiculação da propaganda de cada coligação, que acontecerá duas vezes por dia, nos sete dias da semana, deve ser realizada ainda a elaboração de um plano de mídia que garanta a participação de todos os candidatos nos horários de maior e menor audiência.

Com a reforma na legislação eleitoral, este ano o período da propaganda foi reduzido de 45 para 35 dias, começando no dia 26 de agosto e finalizado no dia 29 de setembro para o primeiro turno. Caso haja segundo turno, as propagandas serão estendidas até o dia 28 de outubro.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a divisão deverá obedecer a proporção de 60% para prefeito e 40% para vereador em um total de 70 minutos diários, distribuídos ao longo da programação entre 5h e 00h.

Fonte: Jornal O Dia