TRE-PI: Menor município do Piauí tem média de 56 eleitores por Km²

TRE-PI: Menor município do Piauí tem média de 56 eleitores por Km²

22/08/2016 - 10:49

Com uma área territorial de 33,147 km² e 1.857 eleitores, o município de Santo Antônio dos Milagres (a 181 km de Teresina) é o menor em extensão e o terceiro menor em número de eleitores, no Piauí. O município foi criado em 1995, sendo desmembrado de São Gonçalo do Piauí.  

No censo de 2010, Santo Antônio dos Milagres contava com uma população de pouco mais de 2 mil habitantes. O município pertence à 70ª zona eleitoral e já realizou cinco eleições municipais. 

Embora sendo o menor município do Piauí e com poucos eleitores, Santo Antônio dos Milagres tem a quinta maior densidade eleitoral no Estado, perdendo apenas para Teresina, Parnaíba, Água Branca e Picos. A densidade eleitoral do Piauí é de nove eleitores por Km2.

Santa Filomena é o município que possui a menor densidade eleitoral no Piauí, menos de um eleitor por Km2. Uruçuí, o maior do Estado, com área de 8.411 km², também tem baixa densidade demográfica e eleitoral, ficando 1,83 eleitor por Km2. Localizado na região dos cerrados, Uruçuí se destaca pela produção agrícola. 

Segundo dados da Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (CEPRO), ocupou, em 2013, a primeira posição no ranking dos municípios com o maior PIB per capita no Estado.  

Fonte: TRE - PI