Ex-vice-governador Tertuliano Mílton Brandão será homenageado na ALEPI

Ex-vice-governador Tertuliano Mílton Brandão será homenageado na ALEPI

23/08/2016 - 10:50

Quarta-feira, amanhã (24) a Assembleia legislativa realiza no Grande Expediente, homenagem ao ex-vice governador Tertuliano Mílton Brandão, ex- deputado federal e deputado estadual, por ocasião do centenário de nascimento. O requerimento é de autoria do deputado Wilson Brandão (PSB).

Natural de Pedro II, Tertuliano Mílton Brandão foi agropecuarista e político com atuação com mandato de deputado estadual, seis vezes deputado federal, vice-governador do Piauí e prefeito do município de Pedro II, de 1938 a dezembro de 1945.

Com a deposição do presidente Getúlio Vargas e o fim do Estado Novo ingressou no PSD e foi eleito deputado em 19 de janeiro de 1947. Foi um dos signatários da Constituição Estadual de agosto daquele ano.

Mílton Brandão foi eleito vice -governador do Piauí nas eleições de 1950. O primeiro a ser eleito pelo voto direto. Por determinação da constituição estadual ocupou a presidência da Assembleia legislativa durante os quatro anos de seu mandato.

Eleito deputado federal pelo PSP de 1954 a 1958. Com o Regime Militar de 1964, Tertuliano Mílton Brandão ingressou na Arena. Em 1980 o homenageado foi para o PDS e, em 1982, ao morrer, já havia assinado a ficha de filiação do PFL.

Fonte: redação