Aumenta o número de inadimplentes pela primeira vez no Brasil

Aumenta o número de inadimplentes pela primeira vez no Brasil

09/09/2016 - 08:31

Pela primeira vez, o número de pessoas que entraram na lista de inadimplentes aumentou. Em 2015, os novatos correspondiam a menos da metade (48,2%) do total de endividados. Hoje, representam 71,4%. Os dados são do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e foram divulgados nesta quinta-feira (8). O órgão acrescenta que quase metade dos inadimplentes tenta fazer acordo para cumprir com o que deve. 

Em agosto, outra pesquisa mostrou que quase metade (46%) dos inadimplentes não tem condições de pagar as dívidas em atraso nos próximos três meses. O levantamento mostrou que a perda do emprego é a principal razão para deixar de pagar as contas atrasadas, indicada por 28,2% dos consumidores. Em seguida, vem a diminuição da renda, apontada como motivo do não pagamento por 14,8%, e a falta de controle financeiro, para 9,6%. De acordo com a pesquisa, 61,2% dos entrevistados acreditam que a situação financeira pessoal piorou em comparação com o ano passado. 

Para 24,4%, as dívidas são o principal motivo desta piora, enquanto 16,4% atribuem o agravamento dos problemas financeiros ao desemprego e 20,4% à queda na renda. O valor médio das dívidas é de R$ 3,5 mil. A maioria dos devedores deixou de pagar parcelas de empréstimos bancários ou com financeiras (89,6%), prestações de cartões de loja (83,6%), dívidas contraídas no cartão de crédito (74,9%) e contas no crediário (68,7%).

Fonte: cidade verde