TRE-PI treina 90 profissionais para a transmissão de resultados das eleições

TRE-PI treina 90 profissionais para a transmissão de resultados das eleições

15/09/2016 - 10:04

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) está capacitando 90 profissionais que vão trabalhar no apoio à transmissão de resultados das eleições 2016. O treinamento teve início nesta quarta-feira (14) e segue até a quinta-feira (15) e acontece de 08h às 18h no auditório e na sala de treinamento do TRE-PI.

Durante o treinamento, os auxiliares recebem instruções sobre recuperação e transmissão de dados da urna eletrônica pela internet e via satélite, como também orientações sobre transporte, embalagem, troca de bobina, carga de bateria, entre outros. "Eles serão deslocados para os pontos de transmissão remota para, no dia da eleição, oferecerem tanto apoio de contingência como, ao final do pleito, transmitirem os dados das urnas das localidades onde estarão atuando", explicou o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PI, Anderson Lima.

Além das sedes das 98 zonas eleitorais, o Piauí conta com mais 175 pontos de transmissão remota espalhados pelos municípios do estado sendo que 37 deles utilizam a comunicação via satélite. "Os pontos com transmissão via satélite ficam em regiões mais distantes e que possuem grande área territorial. Com esse conjunto de pontos, tanto por satélite ou internet, a estimativa é de que a apuração seja mais rápida", destacou Anderson Lima.

 

Fonte: AsCom/TRE