TRE reúne polícias para tratar de segurança nas eleições

TRE reúne polícias para tratar de segurança nas eleições

21/09/2016 - 11:18

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, desembargador Joaquim Santana, afirmou que até agora o Tribunal  Superior Eleitoral (TSE) não designou o envio de tropas federais para fazer a segurança no interior do Piauí. Contudo, ele acredita que essa decisão ainda pode vir a ser modificada. As declarações foram dadas durante a reunião com os órgãos de segurança nesta manhã(21). O secretário de Segurança, Fábio Abreu, ficou surpreso com a informação do ofício e disse que o reforço é necessário.

Joaquim Santana acredita que o principal argumento que o TSE deve ter levado em conta, para a decisão do não envio de tropas, foi o ofício enviado pelo governador Wellington Dias (PT), no qual afirmava que o governo do Piauí tinha condições plenas de garantir total segurança nos municípios sem a necessidade de forças federais.

O desembargador afirmou apenas que confia na atitude do governador, quando questionado se concordava com a decisão em enviar o ofício.

"Eu confio no governador e acredito que a decisão do TSE se baseou nesse ofício que ele enviou. Mas pode ser que essa decisão mude, que daqui para as eleições eles decidam enviar tropas, se entendam que há necessidade”, declarou o presidente.

Nesta quarta-feira (21), as polícias militar, civil e federal do Piauí estão apresentando no plenário do TRE o plano de segurança montado por cada uma delas para a segurança nas eleições no interior e na capital. 

TSE indefere pedido para Parnaíba

Na noite de ontem (20), o TSE julgou improcedente o envio de Forças Federais para Parnaíba (a 340 km de Teresina) nas eleições municipais deste ano. O relator do pedido, o ministro Herman Benjamin fundamentou sua decisão com base na informação repassada por ofício pelo governo do Piauí. 

“O governador do Piauí, José Wellington Barroso de Araújo Dias, manifestou-se no sentido de que o respectivo estado está apto a prover a segurança e a manter a ordem nas eleições 2016”, disse o relator.

No mesmo julgamento, o plenário aprovou, por unanimidade, o envio de Forças Federais para municípios do Rio de Janeiro, Mato Grosso, Alagoas, Rio Grande do Norte, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Acre e Pará. 

Fonte: Cidade verde.com