Piauí registra mais de 500 novos focos de incêndio em apenas 48 horas

Piauí registra mais de 500 novos focos de incêndio em apenas 48 horas

17/10/2016 - 09:59

Outubro já registra o maior número de focos ativos de queimadas em todo o Piauí em 2016, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Apesar dos números apontarem uma queda de 46% nos focos de todo o estado em relação ao ano passado, o mês contraria outras estatísticas anteriores, cuja tendência era de redução para esse período. Só nas últimas 48 horas, 535 novos focos foram registrados. 

Nos últimos dois dias, o Piauí só perde em número de focos de incêndio para o Maranhão, que registrou 1.260 casos. No mês, o Piauí é o terceiro, atrás de Maranhão e Pará. No ano, é o oitavo colocado entre os demais estados.

Os focos ativos de queimadas deste mês chegaram a 1.721 neste domingo (16), superando agosto e setembro. Os números mostram uma inversão da lógica que se seguia desde 2009, quando outubro registrava sempre redução de incêndios em relação a setembro. Ao invés de queda, a tendência agora é crescente.

A média do mês calculada pelo INPE, com base nos anos anteriores, é de 2.350 focos a cada outubro no Piauí. O recorde foi no ano passado, com 4.068, número que já representava uma queda em relação a setembro de 2015, quando foram registrados 5.828 focos - recorde das duas últimas décadas. 
  
Nas últimas horas, os municípios do Piauí com maior número de casos detectados pelo INPE são, nesta ordem: Baixa Grande do Ribeiro, Santa Filomena, Palmeirais, São Pedro do Piauí, Itaueira, Flores do Piauí, Gilbués, Amarante, Altos e Hugo Napoleão.

Números em queda em relação a 2015
Apesar de um aumento visível na quantidade de incêndios ao redor da capital, o Piauí registrou uma queda na quantidade de áreas afetadas em um comparativo com o ano passado. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, a quantidade de focos nos meses de setembro e outubro de 2015 caiu quase a metade no mesmo período deste ano.

De acordo com o Monitoramento dos Focos Ativos por Estados, os focos de queimadas no Piauí acontecem de forma crescente a partir de janeiro com ápice em setembro, o período mais quente e seco do ano no estado. A partir deste mês, os números passam a cair drasticamente.

O monitoramento é feito via satélite desde 1998 e, segundo os dados, o ano mais critico foi 2015 e justamente os meses de setembro e outubro, quando apresentaram 5828 e 4068 focos, respectivamente. Já este ano houve uma diminuição para 1394 focos em setembro, enquanto outubro já registrou 1721 até este domingo (16). 

A quantidade mínima de focos de incêndio no mês de setembro no Piauí foi registrada em 1999, com 872 ocorrências. Já a menor do mês de outubro foi em 2009, com 913 casos.

Fonte: CIDADE VERDE