No Piauí, mais de 600 pacientes aguardam transplantes de órgãos

No Piauí, mais de 600 pacientes aguardam transplantes de órgãos

18/10/2016 - 10:38

Em todo o Piauí, cerca de 649 pessoas aguardam transplantes de órgãos. Destes, 149 pacientes estão na fila à espera de um rim; enquanto 500 aguardam por córneas. Neste ano, de janeiro a setembro, foram realizadas 84 captações de órgãos no Estado.

O procedimento é realizado por profissionais especializados cadastrados na Central Nacional de Transplantes como uma equipe captadora. A captação de órgãos acontece em duas situações: parada cardíaca ou morte encefálica.

"Nós conversamos e expomos esse direito aos familiares que decidirão sobre a doação ou não dos órgãos. Mas essa conversa só pode ser feita quando nós já temos o diagnóstico de morte encefálica ou ainda a morte com parada cardíaca, no caso das doações de córneas", disse Arthemes Moreira, coordenadora da comissão de transplantes.

A destinação dos órgãos captados fica a cargo da Central de Transplantes. 

"Só quem pode distribuir órgãos é a Central de Transplantes que gerencia a lista estadual que, por sua vez, pertence a lista nacional", disse Maria de Lourdes Veras, coordenadora das Central de Transplantes.

 

Fonte: cidade verde