MEC libera locais de prova do Enem 2016; cartão já pode ser consultado

MEC libera locais de prova do Enem 2016; cartão já pode ser consultado

20/10/2016 - 09:22

A consulta aos locais de aplicação de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 já está disponível nesta quarta-feira, 19. A verificação dos Cartões de Confirmação com essasinformações é de responsabilidade dos inscritos e pode ser realizada na internet, através da Página do Participante, ou também em tablets e smartphones, por meio do aplicativo “Enem 2016”.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável pela aplicação do Enem, também encaminhará, por SMS e email, aos 8.627.195 estudantes inscritos na edição deste ano, um aviso de que os respectivos Cartões de Confirmação já podem ser acessados. Além disso, a cada três dias, novos lembretes serão enviados, por esses mesmos canais de comunicação, para todos que ainda não tenham verificado seus locais de prova.

O objetivo é garantir a tranquilidade de todos os participantes durante a aplicação do Enem 2016. Mas, nesse sentido, é importante ainda que os participantes visitem o seu local de provas com antecedência e que, nas datas do exame, não se esqueçam de levar um documento original com foto e caneta de tinta preta fabricada em material transparente.

A apresentação do Cartão de Confirmação nos dias de prova não é obrigatória, entretanto, esse documento possui informações valiosas para os participantes, tais como: número de inscrição, data, local e horário de realização das provas, opção de língua estrangeira, necessidade de atendimento especializado ou específico (quando houver); além da indicação de solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso).

 

É necessário informar CPF e senha antes de visualizar o cartão de confirmação. Quem esqueceu a senha, deverá entrar na Página do Participante do Enem para recuperá-la, informando o CPF e a data de nascimento. Feita a solicitação, é necessário aguardar o encaminhamento da senha por e-mail ou mensagem no celular (SMS), para realizar o novo acesso.

Aplicativo – Outra inovação trazida este ano para facilitar a vida dos participantes é o aplicativo Enem 2016, que, além de disponibilizar o cartão de confirmação e informar os locais de provas, também dará acesso aos gabaritos. O download está disponível nas lojas de aplicativos Google Play (Android), App Store (iOS) e Windows Store (Windows Phone).

Segurança – Haverá também novidades em relação à segurança do exame com a coleta do dado biométrico de todos os participantes nos dois dias de provas. A verificação será feita individualmente pelo chefe de sala depois do início das provas.

Locais de prova – Neste ano, o Enem será aplicado em 1.727 municípios e no Distrito Federal. Os locais de provas são selecionados pelas instituições aplicadoras e englobam um universo de aproximadamente 17 mil estabelecimentos. Cada um é visitado previamente pelos coordenadores de local para verificação da infraestrutura necessária para a aplicação.

Todos os inscritos já estão devidamente alocados. Porém, alguns desses locais de prova precisaram iniciar processo de reforma ou tiveram suas instalações comprometidas devido a fenômenos naturais. Por esse motivo, serão substituídos. Portanto, os participantes cuja previsão era fazer as provas nesses locais de prova serão realocados para outros e terão seus cartões de confirmação atualizados.

Então, se ao acessar o Cartão de Confirmação para visualizar o local de provas, os participantes verificarem que há a mensagem “Aguarde a confirmação do seu local de prova. Efetue nova consulta nos próximos dias”, não é preciso se preocuparem. Continuem acompanhando seu Cartão de Confirmação na Pagina do Participante ou no aplicativo Enem 2016 que a atualização será realizada até antes da aplicação do exame.

Acesse a párgina do participante. 

Fonte: Com informações do Inep