Segurança do PI e Bancos se reúnem para combater ataques a Caixas Eletrônicos

Segurança do PI e Bancos se reúnem para combater ataques a Caixas Eletrônicos

03/11/2016 - 09:18

Representantes da Segurança Pública do Piauí e dos bancos do Brasil e Caixa Econômica Federal participaram de uma reunião para tratar sobre os constantes ataques a caixas eletrônicos em Teresina.

Na reunião, os coordenadores da área de segurança dos bancos manifestaram a preocupação com os recentes casos e audácia dos criminosos, que acabaram repercutindo negativamente entre os clientes e causaram prejuízo financeiro. Eles ainda destacaram que estudam uma política de expansão tecnológica que seja capaz de proteger com maior eficácia os terminais.

Para o Delegado Geral da Polícia Civil, Riedel Batista, todos os crimes estão sendo investigados, mas salientou que a maioria desses ataques é cometido por assaltantes que já passaram pelo sistema prisional pela mesma prática.

“Muitos desses criminosos são conhecidos da Polícia, porém são colocados nas ruas por bom comportamento ou por outros benefícios da lei. Já estamos tomando algumas medidas no sentindo de aumentar a segurança na parte de tecnologia para prevenir e evitar novos ataques. A parte de inteligência da Polícia vem trabalhando fortemente para identificar e prender os autores desses recentes crimes”, disse.

Os bancos aproveitaram para destacar ainda que a reunião é um passo importante no sentindo de tranquilizar a população que utiliza o serviço e afirmaram que outros estados também estão sofrendo com a mesma prática. Como medida emergencial, os bancos decidiram fazer a redução dos terminais eletrônicos, permanecendo apenas nos locais que possuem segurança interna.

O secretário de segurança, Fábio Abreu, disse que algumas estratégias foram traçadas de forma emergencial e que novos encontros devem acontecer para fortalecer o trabalho preventivo e de investigação da Polícia.

“A reunião foi bastante proveitosa. Tivemos a oportunidade de estreitar as informações que foram colhidas pela segurança pública, Polícia Federal e pelos Bancos do Brasil e Caixa Econômica Federal. Essas trocas de informações são importantes visando melhorar esse combate. Tenho a certeza que desse encontro saiu algumas resoluções que vão nos ajudar a prender novamente esses elementos que vem fazendo esses estouros de caixas eletrônicos”, afirmou o secretário.

O encontro contou ainda com representantes da Polícia Militar e dos delegados do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO) da Polícia Civil.

 

Fonte: Com informações da assessoria