Operação da PF cumpre 10 mandados, mas não encontra fraudes no Enem no Piauí

Operação da PF cumpre 10 mandados, mas não encontra fraudes no Enem no Piauí

08/11/2016 - 09:57

A Polícia Federal cumpriu 22 mandados de busca e apreensão na Operação Jogo Limpo, deflagrada ontem (6), segundo dia de aplicação de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dez mandados foram cumpridos no Piauí, mas não houve registro de fraude no Estado. 

Dos 10 candidatos que eram monitorados pela Polícia Federal, apenas cinco compareceram para fazer as provas. Com estes, não foram encontados indícios de tentativa de fraude. 

O Piauí tinha o maior número de mandados a serem executados. Mas nenhuma pessoa foi presa no estado. Os 22 investigados também estavam no Amapá (1), Ceará (6), Maranhão (2), Pará (1), Tocantins (1) e Paraíba (1). 

De acordo com a Polícia Federal, a investigação partiu de análise dos gabaritos de anos anteriores em conjunto com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelo Enem. Os investigados teriam apresentado respostas suspeitas de fraude e iriam fazer a prova novamente. 

A operação registrou flagrantes em Juazeiro (CE), Independência (CE), Macapá (AP) e Santarém (PA). As pessoas foram presas por fraude em certame de interesse público. 

Outros dois investigados também podem ser indiciados. Um deles engoliu o gabarito durante a abordagem policial. Outra tinha um telefone celular escondido nas roupas íntimas.  

Fonte: CIDADE VERDE