Docentes da Universidade Federal do Piauí ameaçam greve geral

Docentes da Universidade Federal do Piauí ameaçam greve geral

08/11/2016 - 11:32

Os docentes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) ameaçam paralisar as atividades na próxima sexta-feira (11).  O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) decidiu aprovar indicativo de greve. Os professores aprovaram que a categoria não deve mais esperar, e sim dar início a uma greve do setor da Educação, com a pauta de luta única: ‘Contra a PEC 241(55)/2016 e a MP746, referente à Reforma do Ensino Médio.

A pauta única que foi proposta, ainda será avaliada em assembleias gerais nas bases sindicais. “Agora temos que fazer assembleias para avaliar se aceitamos ou não a proposta aprovada na reunião do Andes. Anteriormente, a diretoria do ANDES acreditava que só poderíamos pensar em greve com o apoio de outras categorias do serviço público e com a mobilização das centrais. Agora, acredita que sua postura deve mudar e está propondo a greve do setor.”, explica Jurandir Lima, presidente da ADUFPI.

Representantes das bases sindicais do ANDES em todo o país estiveram presentes e propuseram o início de greve para o quanto antes. Dentre as propostas estavam a da ADUFPI, para o dia 11 deste mês.

 “Foram apresentadas algumas datas para deflagrar a greve, entretanto a que teve mais aceitação foi o dia 25 desse mês. Agora essa data será avaliada pelas bases durante outra rodada de assembleias, que devem ocorrer durante toda essa semana, pautando o indicativo de greve. Os resultados dessas assembleias serão levados ao ANDES, em nova reunião, nos próximos dias 19 e 20 de novembro.”, informa Mairton Celestino, diretor de Relações Sindicais da ADUFPI.

Fonte: PORTAL AZ