Prefeitos eleitos no Piauí buscam em Brasília aumentar a receita dos municípios

Prefeitos eleitos no Piauí buscam em Brasília aumentar a receita dos municípios

10/11/2016 - 09:59

Os prefeitos piauienses já estão em Brasília para participar do Seminário de Novos Gestores, organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). O encontro, além de ser boas vindas para os gestores, serve também como orientação para a administração que se aproxima. Muitos dos eleitos buscam informações, principalmente, de como aumentar a arrecadação das Prefeituras.

O encontro acontece em Brasília e reúne quase dois mil chefes dos executivos municipais das regiões Nordeste e Sul do Brasil. Dividido em etapas, para reunir gestores eleitos em todo o Brasil, esta a ser realizada é a segunda. A primeira ocorreu nos últimos dias 24 a 28 de outubro.

Na última quarta-feira (09) palestras, oficinas e grupos de conversas sobre vários temas da gestão pública foram realizados. Segundo o prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos (PT), o encontro é muito importante, principalmente para prefeitos de municípios menores.

“Muitos prefeitos estão buscando orientação a respeito das finanças, principalmente os de municípios menores, que não tem a tradição de valorizar a receita própria. É importante modernizar o setor de finanças de arrecadação”, afirmou.

No seminário, um stand está à disposição para tirar todas às duvidas a respeito das finanças públicas municipais. Segundo a CNM, desde o início da semana, mais de 600 prefeitos já passaram pelo local e receberam um panorama com a previsão de transferência do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para 2017 e com diversos outras estimativas de receita.

Em busca de recursos

O presidente da Associação Piauiense de Municípios, prefeito de Vila Nova do Piauí, Arinaldo Leal (PSB) também está em Brasília, participando do encontro. Além do seminário, sua viagem ao Distrito Federal teve outras finalidades, como buscar recursos federais no Orçamento da União para o próximo ano.

Arinaldo Leal e o prefeito eleito para a próxima gestão, Edilson Brito (PTB) se encontraram com o senador Elmano Ferrer (PTB) para tratar do assunto e garantir a continuidade do crescimento e o desenvolvimento do município.

“Fiz questão em convidar o Edilson, para ver de perto o nosso dia-a-dia em buscas de recursos e melhorias para Vila Nova. Fazendo uma gestão eficiente e equilibrada, está sendo uma viagem proveitosa para os interesses do município”, disse Arinaldo.

Fonte: PORTAL AZ