Estudantes vão deixar a reitoria da UFPI após audiência de conciliação

Estudantes vão deixar a reitoria da UFPI após audiência de conciliação

17/11/2016 - 11:13

Durante audiência de conciliação realizada na 5ª vara da Justiça Federal entre estudantes do movimento 'OcupaUfpi' e representantes da Universidade Federal do Piauí, ficou sacramentado que os alunos irão deixar a reitoria e um auditório será cedido para que os alunos se concentrem até que a PEC 55 seja votada, o que deve ocorrer na segunda semana do mês de dezembro, no Senado Federal.

Vários pontos de interesse dos alunos, como melhorias no cardápio do Restaurante Universitário e mais segurança para os alunos, foram tratados na audiência com o reitor José Arimatéa Lopes. Todos os itens foram acordados, e caso não sejam cumpridos, a universidade terá que arcar com multa, cujo valor ainda não foi estipulado. O acordo foi mediado pela juíza Marina Rocha Cavalcante e os estudantes tem 48h para deixarem o local.

A ocupação no Salão Nobre da UFPI já dura quase um mês. Os alunos protestam contra a PEC 55, que estabelece um teto de gastos públicos por até 20 anos. A ocupação estava trazendo prejuízos para a universidade, acumulando demandas que não podiam ser executadas.

Com o acordo, a reintegração de posse, que poderia acontecer, não mais será necessária.

Fonte: PORTAL O DIA