Piauí registra 5.127 casos de dengue em 2016

Piauí registra 5.127 casos de dengue em 2016

19/11/2016 - 11:05

A Secretaria Estadual de Saúde divulgou, nesta sexta-feira (18), Boletim Epidemiológico dos casos de dengue no Piauí. Segundo o balanço, 154 municípios piauienses registraram 5.127 ocorrências da doença entre janeiro ao dia 15 de novembro deste ano. 

Apesar do alto índice, a Sesapi afirma que houve redução de 31,6% dos casos de dengue no Estado em relação ao mesmo período do ano passado, onde foram registradas 7.496 ocorrências da doença.

Segundo o balanço, o Estado registrou, ainda, um óbito por dengue. Em relação à Chikungunya, foram 2.090 casos em 67 municípios. Também foi registrado uma morte por causa da doença. 

Zika Vírus

O Boletim Epidemiológico aponta  225 casos de Zika foram notificados em 2016, no Piauí, além de um óbito.  

Foram registrados ,ainda ,191 casos de microcefalia, sendo dois relacionados à Zika e 83 descartados. Cem destes podem estar relacionados a outras infecções, como sífilis, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus e herpes. Quatorze óbitos foram registrados, sendo que em oito foi confirmada a relação com microcefalia.

Doenças neurológicas
Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde observaram que doenças transmitidas por mosquitos, as arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, podem levar a comprometimento neurológico.  

Essa foi uma conclusão das investigações realizadas em 73 casos registrados no Estado, no período de novembro de 2015 a outubro de 2016. Desses, 36%, ou 26 casos, eram relacionados à dengue, zika ou chikungunya.

Diante das notificações de doenças neurológicas relacionadas à infecção viral, a Secretaria publicou portaria que orienta os profissionais de saúde que informem os casos em sistema específico, para posterior investigação. 

Apesar da incidência anual das síndromes neurológicas verificada ser relativamente baixa, quando comparada aos dados internacionais, as notificações requerem uma atenção especial por conta do percentual considerável de casos notificados com indicadores laboratoriais de infecção recente por arbovirose (dengue, chikungunya ou zika).

Outro dado chama bastante atenção: 12 óbitos relacionados às doenças neurológicas, sendo que quatro tiveram diagnóstico de arboviroses, como dengue(1), zika(1) e chikungunya(2,  um paciente do Piauí e outro do Maranhão).

Ações
Apesar dessa redução dos casos de dengue, mas atenta aos três óbitos de pacientes do Piauí e a relação das doenças neurológicas com as arboviroses, a Secretaria reforça os cuidados que a população deve continuar a manter no combate ao mosquito Aedes aegypt, que transmite a dengue, zika e chikungunya. Medidas simples como manter vasilhames cobertos, evitar água parada, seja em recipientes pequenos, como vasos de flores, tampinhas de refrigerantes, cascas de ovos, ou grandes, como caixa d’água e pneus.

A aquisição de quatro veículos equipados com bombas fumacês, 28 bombas costais motorizadas e mais de 11 mil tampas para proteção de caixa d’águas integram um conjunto de ações definidas pela Secretaria de Estado da Saúde no combate e prevenção ao mosquito Aedes nos municípios. Também é intensificado o monitoramento e vigilância nos municípios, com incentivo à vistoria e notificações de imóveis em todo o estado.

Fonte: CIDADE VERDE