A triste realidade do açude Joana em Pedro II

A triste realidade do açude Joana em Pedro II

26/11/2016 - 12:43

Inaugurado em 1996 para acumular 10 milhões de metros cúbicos de água, o açude Joana é o principal reservatório responsável pelo o abastecimento da zona urbana de Pedro II.

Hoje opera com apenas entre  7% e 10%. Informações repassadas através da chefia local da AGESPISA, é que se não chover a previsão é de que a água acumulada no açude só possa durar no máximo por mais seis meses, ou seja, levando em consideração que estamos no final do mês de novembro, teremos água no açude para nosso abastecimento somente até o mês de Maio.

A defesa civil do estado do Piauí perfurou poços profundos em vários pontos da cidade, sendo quatro(04) nas imediações do açude, cada um com vazão de 20 mil litros de água, só que até o momento esses poços não foram equipados para que a AGESPISA possa fazer a interligação a rede de abastecimento da mesma.

O flutuante onde fica a bomba já foi mudado de local  varias vezes.   O ultimo com 3,50m de profundidade, recentemente foi feita uma medição e após 50 dias diminuiu apenas 30 centímetros. Daí a previsão de a água acumulada possa durar por mais seis meses.

Fonte: Da Redação