Cinco mil piauienses fazem segunda aplicação do Enem neste fm de semana

Cinco mil piauienses fazem segunda aplicação do Enem neste fm de semana

03/12/2016 - 11:33

Neste sábado (3) e domingo (4), será realizada, nos municípios de Teresina e Bom Jesus, a segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. A reaplicação acontece devido às ocupações dos locais de prova quando o Exame fora aplicado em novembro. Também farão a prova os estudantes que foram prejudicados devido às interrupções no fornecimento de energia elétrica. Ao todo, cerca de cinco mil candidatos farão as provas neste fim de semana.

A Universidade Federal do Piauí (Ufpi), campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), em Bom Jesus, e o Instituto Federal de Educação Tecnológica (Ifpi), campus Sul, são os dois locais de prova que tiveram o Enem cancelado por conta das ocupações de estudantes contrários à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que limita os gastos do Governo Federal pelos próximos 20 anos.

Em Teresina, os estudantes que deveriam ter realizado a primeira aplicação do Exame no Ifpi Sul serão realocados para a Faculdade Santo Agostinho, na zona Sul de Teresina. Já os estudantes que realizaram prova na Faculdade Uninovafapi e tiveram o Exame interrompido por conta da falta de energia elétrica, durante um dos dias da aplicação, poderão refazer o Exame hoje (3).

A quantidade de candidatos que tiveram o exame adiado corresponde a 3,21% do total de inscritos nesta edição. Entre os estudantes que irão participar dessa segunda aplicação, 98,5% (273.521) farão o Enem em nova data em decorrência das ocupações e 1,45% (4.103) por conta de imprevistos relacionados, principalmente, a problemas de infraestrutura, como interrupção temporária do fornecimento de energia elétrica. A nova aplicação do Enem custará aos cofres públicos R$ 10.512.564,33.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC) responsável pela aplicação do Enem, todos os 275.016 inscritos autorizados para participar dessa segunda aplicação foram comunicados por meio de SMS sobre a liberação dos novos cartões de confirmação. Desse total, apenas 147.373 (53,08%) já acessaram o cartão.

 

Fonte: Jornal O Dia