Governadores pressionam União por Transnordestina

Governadores pressionam União por Transnordestina

08/12/2016 - 11:57

Governadores e deputados federais do Nordeste se reuniram ontem (7) em Brasília para tratarem e elaborarem estratégias para pressionar o Governo Federal a concluir as obras da ferrovia Transnordestina, atrasadas há dois anos e com problemas na Justiça. Cerca de 40 deputados federais participaram da reunião, além dos governadores do Piauí, Ceará e Pernambuco. Eles se comprometeram em praticar uma agenda conjunta para reivindicar a retomada e conclusão da obra.

De acordo com Wellington Dias, governador do Piauí, é preciso mostrar ao presidente Temer (PMDB), que os estados precisam da ferrovia para viabilizar escoamento de produção. “É hora de unirmos as forças para sensibilizar o governo da importância da conclusão da Transnordestina, nossos empresários acumulam prejuízos por confiar que um dia teriam um escoamento adequado para sua produção”, pontua Dias.

O coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), explicou que a ferrovia tem capacidade para transportar 30 milhões de toneladas/ano e pronta vai transportar grãos, combustíveis, minério de ferro, fertilizantes e outras cargas. “É uma obra que esperamos desde 2006 e está com um cronograma quebrado, a obra foi paralisada mais uma vez e nós, da bancada do Nordeste, vamos criar um grupo de trabalho com senadores e deputados para analisar os problemas e o encaminhamento das soluções para a conclusão no menor espaço possível”, pontuou o parlamentar.

A obra da ferrovia Transnordestina foi anunciada em 2006, com previsão de entrega para 2014 e estimada em R$ 4,5 bilhões. Atualmente, a obra está orçada em R$ 11,2 bilhões e tem 52% da obra concluída. Pelo projeto original, a ferrovia deve ter extensão de 1943 quilômetros e liga Eliseu Martins, no Piauí, aos portos de Pecem em Fortaleza e Suape, em Pernambuco

 

Fonte: Jornal O Dia