Número de multas gravíssimas no Piauí aumentaram em 10%

Número de multas gravíssimas no Piauí aumentaram em 10%

24/12/2016 - 11:01

O Departamento de Trânsito do Piauí, Detran-PI, divulgou o balanço dos dados relacionados a ocorrências no trânsitoserviços e dos serviços que prestou durante 2016. No Piauí, há atualmente 1.081.128 (mais de um milhão) de veículos registrados. São 56.787 a mais do que em 2015, o que significa um acréscimo de 5,54%. Quanto às habilitações, os dados mostram que o Estado tem 523.737 condutores habilitados, sendo 73% homens. 

O balanço também mostra que de janeiro a novembro deste ano foram registradas 5.679 infrações de trânsito, autuadas pelo CIPTRAN, em que o agente fez o flagrante. Dessas, 1.900 foram multas gravíssimas. De acordo com o Detran, o número de infrações gravíssimas foi 10% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. Já o número de veículos apreendidos de janeiro até a primeira quinzena de dezembro foi de 8.868.

O diretor geral do Detran, Arão Lobão, em entrevista ao Jornal do Piauí nesta sexta-feira (23) esclareceu que a principal irregularidade quanto às apreensões de veículos é a falta de documentação e habilitação devidamente regularizadas. 

De acordo com Arão Lobão, a Escola de Educação de Transito realizou mais de 247 ações de educação de transito em 2016, visitando mais de 80 cidades. Ele garantiu que as ações de departamento estão cada vez mais se expandindo para coibir a infrações e acidentes de trânsito.

"Nós acompanhamos de perto essas estatísticas e entendemos que precisa ser aprimorados cada vez mais os cursos, a capacitação dos candidatos e a aferição ser feita a contento. Ela deve semrpe acontecer buscando um condutor que esteja habilitado com mais qualificação.

Nós buscamos ampliar o máximo possível o número de atendimentos a candidatos à CNH, interiorizando as ações e buscando com um cronograma atender a todo o Estado", ressaltou.

Sobre o número de veículos ser praticamente o dobro do total de condutores habilitados, ele falou apenas que o Detran precisa aumentar esse número de habilitações. "Eu não digo que deveríamos ter para cada veículo um condutor, porque sabemos que tem pessoas com vários carros em uma empresa, ou pessoas que têm mais de um carro, mas a gente tem que aumentar o número de habilitados, até porque acreditamos que o condutor habilitado é mais qualificado e teremos menos acidentes e é isso que buscamos".

Fonte: CIDADE VERDE