Quase 3 mil boletins de ocorrências foram registrados no 'novo sistema'

Quase 3 mil boletins de ocorrências foram registrados no 'novo sistema'

06/01/2017 - 10:08

A nova metodologia do Sistema de Registro de Boletins de Ocorrência (SISBO) contabilizou em Teresina 2.872 registros entre 16 de novembro e 31 de dezembro do ano passado. O número refere-se ao registros de boletins em distritos que não são da área onde houve a ocorrência do crime.

“Após a implantação do sistema nós observamos que o acesso ao serviço ficou mais próximo da população”, disse o secretário de Segurança Pública do Piauí, Fábio Abreu Costa. Ao todo foram contabilizados 15.922 em todos os distritos da capital piauiense.

Os números apontam ainda que o 1º Distrito Policial, localizado no Centro, foi o mais procurado pela população com 522 registros, seguido pelo 5º DP, localizado na zona Leste, com 273 BO's e em terceiro lugar a Polinter com 161 registros. O novo sistema possibilita uma rapidez no atendimento a população, que poderá registrar a ocorrência tanto na área da sua residência, quanto no local onde aconteceu o delito.

O novo sistema foi desenvolvido através de uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública e a Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e vem ajudando ainda no trabalho de georeferenciamento da Polícia Militar, fazendo com que as áreas com aumento de registros passam a ser atendida com maior efetivo.

“Nós temos agora a capacidade de fazer um levantamento de local de ocorrência para que haja um reforço do policiamento ostensivo, assim como possibilita a eficiência no trabalho de inteligência da Polícia Civil baseado nesses dados. Isso faz parte do nosso compromisso em dá uma resposta necessária para a população”, enfatizou Fábio Abreu.
O secretário anunciou que as delegacias devem ganhar o reforço de estagiários e novos treinamentos serão ofertados para aumentar o atendimento ao cidadão vítima de violência.

“Foi um pedido do próprio governador Wellington Dias. Os policiais passaram por um treinamento que fizeram reviver a forma de registrar e conseguiram assimilar a questão da qualificação no atendimento diferenciando dos possíveis crimes e apurassem melhor cada caso” concluiu.

 

Fonte: Com informações da Ascom/SSPPI