Janeiro Roxo viabiliza combate a hanseníase em Pedro II

Janeiro Roxo viabiliza combate a hanseníase em Pedro II

21/01/2017 - 12:47

O Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios, vem desenvolvendo ações de combate a epidemias e surtos de doenças que acometem milhares e até milhões de pessoas em todo o país. No município de Pedro II, por exemplo, estará acontecendo uma mobilização voltada a Hanseníase (conhecida antigamente por Lepra) – o chamado “janeiro roxo”.

A Secretaria Municipal de Saúde, através da sua secretária Tatiana Galvão, já começa a reorganizar e ordenar as rotinas e atendimentos de praxe, com a Secretaria atendendo no prédio defronte o Hospital Josefina GetiranaNetta, onde antes funcionara o Serviço de Atendimento à Mulher Vítima de Violência – SAMVVIS.Segundo a secretária, a primeira semana fora de mudança e reordenação de sede, equipamentos e acervo de materiais, além da lotação do pessoal em saúde.

A Coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Pedro II (PI), Enfermeira Herlândia Sousa, afirma que o foco será nos pacientes que já encerraram os casos, junto com números de contatos dos acompanhantes desses pacientes, que serão chamados por enfermeiros nas unidades aonde foi realizado o seu tratamento e passarão por triagem com enfermeiro. Após ser constatado, algum caso suspeito, será encaminhado a dermatologista no dia D, 25/01, no Centro de Saúde de Pedro II (PI).

Os atendimentos serão divididos nos turnos manhã e tarde. No turno da manhã, a partir das 7h, nas comunidades e bairros Lagoa do Sucurujú, Cristo Rei, Mutirão e Areia Branca. No turno da tarde, a partir da 1h da tarde, nos bairros Boa Esperança, São Francisco e Vila Kolping.

Na ocasião os atendidos deverão levar documento oficial de identificação com foto (RG CPF) e encaminhamento do sistema de saúde. Maiores informações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) listadas, no Centro de Saúde e na Coordenação de Vigilância Sanitária.

 

Fonte: SECOM