Buraco cavado de foram para dentro de penitenciária foi a mando de preso

Buraco cavado de foram para dentro de penitenciária foi a mando de preso

23/01/2017 - 11:11

O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí declarou que o buraco cavado de fora para dentro da Penitenciária Irmão Guido foi feito a mando de um preso, identificado como Wagner, que já foi transferido para outro local. Ele contava com o apoio do filho, que não teve a identidade revelada.

Ontem,  dois homens contratados para fazer o serviço foram presos. Para o sindicato, Wagner é considerado líder de uma facção. Todos os quatro são naturais do estado de Pernambuco. Por conta disso, uma fuga em massa poderia ocorrer já que o pavilhão em que Wagner se encontra tem 96 presos. 

“Somente uma pessoa com muito poder aquisitivo e que se encontrava dentro da penitenciária, e que é considerado muito poderoso, teria a audácia como essa, que por pouco não foi concluído. O objetivo dessa facção, dessa quadrilha, era fugir”, disse o diretor do sindicato, Kleyton Holanda.  

O buraco daria acesso ao pavilhão B da penitenciária, que fica localizada na BR 316, a 14 km ao sul da capital. O pavilhão abriga atualmente 96 presos. Ele tem cerca de 1,8m de altura e já estava com 3m de profundidade. O espaço foi descoberto ontem e até a manhã desta segunda-feira (23) não tinha sido tampado, nem tinha vigilância. 

"Como a pavilhão tem 96 presos, dependendo do momento em que o tunel chegasse lá, poderia ocorrer uma fuga em massa, mas é claro que nem todos poderia fugir, mas é uma possibilidade", disse o tambem diretor do sindicato, Vilobaldo Carvalho, destacando que o tunel só foi descoberto apos prisão dos suspeitos pela Companhia da Promorar. "A polícia estava investigando eles por suspeita de tráfico de drogas, mas depois eles confessaram a abertura desse tunel e levaram a polícia ao local", disse o diretor. 

Sejus desmente facção 

O diretor de inteligência e segurança externa dos presídios da Secretaria de Justiça do Piauí, o coronel Luís Antônio Pitombeira, afirmou que o ocorrido “não tem nada a ver com facção”. 

“Hoje está uma mística nacional pelo o que ocorreu no Rio Grande do Norte e Amazonas que tudo no sistema está direcionado a facção. Nós aqui temos um sistema tranquilo, nós não temos problemas com facções como ocorre em outros estados e que nos leve a situação igual”, disse o diretor.

O coronel disse que o preso que seria resgatado responde por crimes de estupros e homicídios no estado de Pernambuco, que estava foragido. Em 2013, foi recuperado na cidade de Chapadinha, no Maranhão. Ele estava sendo transferido para Pernambuco quando em Valença do Piauí pegou a arma de um policial, atirou contra ele, o viatura capotou, e ele conseguiu novamente fugir, mas foi recapturado. Como esse crime foi no Piauí, ele foi estava pagando aqui. Por isso, estava dentro do sistema prisional piauiense. 

Prisão 

Uma denuncia recebida pela Polícia Militar informou de suspeitos em uma residência no Teresina Sul por tráfico de drogas. O local estaria sendo usada como esconderijo para guardar material usado na escavação. O capitão Silas, da Companhia Independente do Promorar, esteve na casa. 

“Chegamos nessa casa, vimos os três homens, um deles é filho desse Wagner, que negava todo tipo de autoria, dizendo ele que estava aqui trabalhando, mas dois deles acabou delatando o intuído deles. E eles indicaram o local onde estava fazendo o buraco, que era feito pela noite, e quando uma viatura se aproximava eles se escondiam no mato”. 

Fonte: CIDADE VERDE