Equipe do Vaticano chega ao Piauí e irá 'exumar' corpo de Dom Inocêncio

Equipe do Vaticano chega ao Piauí e irá 'exumar' corpo de Dom Inocêncio

03/02/2017 - 10:21

O Provincial da Ordem Mercedária no Brasil, Frei Rogério Soares, informou nesta quinta-feira (02/02), que uma equipe especial do Vaticano (Roma) está na Diocese de São Raimundo Nonato e realiza desde a quarta-feira (1º), o serviço de exumação dos restos mortais de Dom Inocêncio Lopez Santamaria que estão no interior da Igreja Catedral, como parte do processo para a Causa da Canonização e Beatificação do Servo de Deus.

De acordo com Frei Rogério Soares a exumação do corpo de Dom Inocêncio é uma etapa importante no processo. Ele informou à equipe da PASCOM, que o corpo foi retirado da sepultura nessa quarta-feira (01). “Encontramos o corpo em bom estado de conservação, inclusive, com sobrancelhas, anel, o solidéu. Está sendo feito um procedimento para que esses ossos sejam colocados numa urna, para visitação dentro da Igreja Catedral” informou.

Segundo o religioso, junto aos ossos exumados será colocado um tecido, pois quando ocorrer a canonização, esse tecido será retirado e se tornará uma relíquia do Santo. Ele avalia que o processo tem se desenvolvido muito bem e anuncia outra etapa. “Ainda essa semana, teremos a coleta de testemunhos. A partir de amanhã, sexta-feira, as pessoas podem se dirigir ao Centro Diocesano, para dar testemunho, o que viu e ouviu sobre Dom Inocêncio” disse Frei Rogério.

Frei Rogério Soares, lembra que quando a Igreja Católica autoriza uma investigação sobre a vida de um religioso ou religiosa, o mesmo passa a ser chamado Servo de Deus, como é o caso de Dom Inocêncio Lopez Santamaria, pois a Igreja já realizou um estudo e constatou que o processo de beatificação do mesmo pode ser feito, como temos acompanhado.

Após a conclusão dessa etapa de coleta de testemunhos, a comissão histórica começará a agir, realizando pesquisas e estudos para levantar todos os dados biográficos e históricos, para desenvolver um libelo, onde constará todo processo que será enviada para o Vaticano (Roma) “O processo deve durar aproximadamente dois anos e meio, quando será fechado e enviado” declarou o Frei Rogério Soares em contato com a equipe da PASCOM.

Ainda como parte do processo, no próximo dia 07 de fevereiro será celebrada uma Missa às 19h30 na Igreja Catedral de São Raimundo Nonato, com a exposição do corpo de Dom Inocêncio. Após a celebração, os restos mortais serão depositados numa urna, que está sendo confeccionada aqui mesmo na cidade. A população é convidada para a celebração.

(Com informações da PASCOM – Diocese de São Raimundo Nonato)

 

Fonte: Portal São Raimundo.com