Princípio de 'motim' deixa 5 detentos feridos em presídio

Princípio de 'motim' deixa 5 detentos feridos em presídio

14/02/2017 - 09:14

Na tarde desta segunda-feira (13/02) quatro detentos e um agente penitenciário ficaram feridos depois de uma tentativa de rebelião, iniciada na Colônia Penal Agrícola Major Cesar Oliveira, onde os detentos entraram em confronto com os agentes penitenciários que estavam de plantão.

Os detentos foram identificados como Caludenilson Araújo dos Santos, Edivan da Silva Sousa, Talison Abraão Almeida e Antônio Pereira Gomes. Destes, um foi levado para o hospital no município de Altos e outros três foram encaminhados para o HUT (Hospital de Urgência de Teresina).

Segundo o vice-presidente do Simpoljuspi, Kleiton Holanda, a superlotação da Major Cesar é um fator crucial para incidentes como esse. “A Major Cesar está com uma superlotação e com uma estrutura abalada e o que motivou o motim de hoje, foi uma bebida, que o parente de algum preso deixou, jogaram em um canto e os agentes penitenciários apreenderam e ai os presos começaram a fazer um ‘quebra-quebra’ dentro da colônia. Eles arrancaram grades, queimaram colchões e agrediram os agentes penitenciários”, disse.

Kleiton também denunciou a situação do sistema prisional. “Como é possível ver, as guaritas estão vazias, o armamento é mínimo além de apresentarem defeitos, munições são pouquíssimas”, disse o vice-presidente que apelou pela ajuda da secretaria da justiça. “Nos esperamos que o secretário da justiça, que estiver acompanhando, tenha pelo menos, a sensibilidade, no sentido de transformar o sistema prisional em um sistema gerenciado para o todo e não para fazer propaganda e enganando a sociedade, porque é isso que está acontecendo”.

No momento da rebelião, apenas seis agentes penitenciários faziam a vigilância da Major Cesar, que hoje, é ocupada por cerca de 336 presos.

Somente no início deste ano, onze presos já conseguiram fugir dos presídios do estado do Piauí, deste, somente seis foram recapturados. Ao todo já foram registradas três mortes a última, foi do detento Elson Gonsalves do Nascimento Honorato, este teria sido morto por conta de uma tuberculose o que causa preocupação pois é uma doença infecto contagiosa.

Em nota a Secretaria de Justiça (SEJUS), informou que "os presos envolvidos no princípio de motim responderão a procedimento disciplinar e que o Poder Judiciário também será comunicado sobre os detentos envolvidos no distúrbio, para que sejam adotadas providências necessárias".

Fonte: 180 GRAUS