UFPI, UESPI e Governo do Estado iniciam pesquisas com maconha

UFPI, UESPI e Governo do Estado iniciam pesquisas com maconha

14/03/2017 - 09:27

Universidade Federal do Piauí (UFPI), junto a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (SESAPI), somam esforços para avanços em pesquisas de medicamentos do Canabidiol, um dos principais princípios ativos encontrados na cannabis sativa, planta conhecida popularmente como maconha. Na ultima quinta-feira (09), aconteceu o I Simpósio Sobre Uso Medicinal dos Canabinoides, promovido pelo Governo do Estado do Piauí em parceria com a UFPI, UESPI e SESAPI. 

Na oportunidade foram assinados convênios com o proposito de cooperação para o desenvolvimento dos canabinoides, que dependendo dos resultados dos estudos poderão orientar futuramente a implantação de um centro de pesquisa, inovação e divulgação da substancia no Piauí. 

O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, garantiu apoio a toda equipe envolvida e disponibilidade da infraestrutura da UFPI para a realização da pesquisa para os avanços do uso medicinal do canabidiol. “A Universidade tem o papel de contribuir para o desenvolvimento de nossa região e a UFPI tem cumprido esse papel com destaque. Com respeito à pesquisa do Canabidiol, poderemos colaborar no controle de qualidade com nossos laboratórios de Química e da Farmácia Escola além de realizamos diversas pesquisas para o seu desenvolvimento e uso”, disse.

O Reitor da UESPI, Prof. Dr. Nouga Cardoso, agradeceu ao corpo de pesquisadores da UESPI que contribuíram para o amadurecimento da ideia de trabalhar com o Canabidiol e disse que “o Simpósio propôs o primeiro passo para o esclarecimento de medicamentos a base de Canabidiol e dessa forma estimular o desenvolvimento de pesquisas multiprofissionais no Piauí”, afirmou.

Fonte: PORTAL O DIA