No dia 18 de abril, professores e alunos redescobrem a leitura!

No dia 18 de abril, professores e alunos redescobrem a leitura!

18/04/2017 - 18:20

EDUCAÇÃO

Aproveitando a data, as crianças se jogam no mundo da literatura infanto-juvenil

(Confira entrevista com a diretora Ivoneide Honorato, professora Lurdinha Freitas e estudantes de Pedro II)

Jornal da Imperial: Bem [nós] estamos aqui agora com a diretora da Unidade Escolar José Teixeira Santos, a escola municipal, Ivoneide Honorato, ela vai falar para a gente do que é que há de mais importante no dia 18 de abril, que é comemorado o dia do livro infanto-juvenil, o dia do livro. Ivoneide, o que é que vocês prepararam para os alunos na data de hoje e falar também do porquê, da importância desse estímulo à leitura, à criatividade das crianças?

Diretora Ivoneide Honorato: Assim, a importância dessa data, é de suma importância; até porque a leitura está hoje na abertura, do dia 18 de abril, porque é essa homenagem a Monteiro Lobato, porque é um autor totalmente destinado a essa faixa etária da idade deles, crianças que estão iniciando a aprendizagem, a leitura e hoje a gente está iniciando essa pequena comemoração a nível deles e falar da importância da leitura que é uma forma assim deles transformarem, não é, onde eles se transformam, aprendem, as crianças vão nessa parte aí de ensino-aprendizagem, (...)

Jornal da Imperial: E aqui no colégio assim o que é que vocês acham que tem sido a atividade que vocês estimulam mais as crianças na leitura, que vocês adotam essas técnicas, essas metodologias de didática, para incentivar a criança cada vez mais a entrar nesse mundo da leitura?

Ivoneide Honorato: Bom essa questão a gente, a gente... vai muito assim da própria leitura mesmo, de leituras das séries iniciais, porque eles realmente se transformam lendo, não é (?) E a gente bate muito assim nessa tecla, não é (?) Muita leitura, escrita, eles vão ter como seguir com as disciplinas. Então, o fundamental mesmo é a leitura e a escrita nas séries iniciais para que eles possam ter um nível bem melhor e acompanhar as outras disciplinas.

Jornal da Imperial: Bem e [nós] estamos aqui na escola municipal José Teixeira Santos, que fica aqui no centro de Pedro II, para falar aqui agora com a professora Lurdinha Freitas, ela que vai contar um pouco para a gente da importância desse aspecto do incentivo ao livro infanto-juvenil nos estudantes, aqui nos alunos da escola. Como é que vocês lembram a passagem do dia do livro, do 18 de abril, e qual a importância, o significado da leitura para o universo infantil, para o universo juvenil. (?)

Professora Lurdinha Freitas: É de fundamental importância a leitura nas séries iniciais fundamentalmente. Na verdade não só o dia de hoje, que a leitura é importante é todos os dias. A criança tem que estar em contato com a leitura diariamente. Ainda que ela não saiba ler; que tenha alguém que possa ler para ela. Isso é de fundamental importância na aprendizagem de toda criança.

Jornal da Imperial: E assim, é... o que é que você acredita que dentro da didática, das metodologias que vocês realizam aqui no dia a dia, no cotidiano dos alunos, o que é que você tem sentido que tem atraído mais a atenção deles para aproximá-los cada vez mais do universo da leitura?

Lurdinha Freitas: Na verdade eles têm interesse com a leitura quando ele vê que outra criança na idade dela já sabe ler! Aí, aquele que não sabe, ele busca também interesse em também aprender, para que faça como o outro. E também quando o professor sempre ler para o seu aluno: isso é importante!

Jornal da Imperial: Agora estou aqui com dois estudantes, uma menina e um menino aqui da Unidade Escolar Municipal José Teixeira Santos. Eu vou falar com a...?

Ana Luísa!

Jornal da Imperial: E com o ...?

Rafael!

Jornal da Imperial: O que é que vocês acharam aqui no dia de hoje, na manhã comemorando o dia do livro e vocês podendo reunir com os amigos de vocês para pensar a respeito da importância de ler, o que é que vocês acharam?

Ana Luísa: Eu achei muito legal!

Rafael: Ensina muito a criança a ler e estudar mais!

Jornal da Imperial: E assim, o que é que vocês acham de mais importante, por que é que ler é importante, na opinião de vocês?

Rafael: Ensina muito a criança.

Ana Luísa: Mudar a vida da gente, muito legal!

Jornal da Imperial: E o que é que vocês gostaram mais do dia de hoje, assim, vocês já conheciam o Sítio do Picapau Amarelo do Monteiro Lobato?

Ana Luísa: Sim!

Rafael: Sim!

Jornal da Imperial: E o que é que vocês acharam da história de hoje? Deu para aprender alguma coisa nova?

Ana Luísa: Sim!

Rafael: Sim!

Jornal da Imperial: E o que é que vocês destacam do que vocês assistiram e participaram hoje?!

Ana Luísa: Bom! (sorrisos)

Rafael: Do Sítio do Picapau Amarelo!

Jornal da Imperial: O que é que vocês diriam assim para agradecer aos professores de vocês que todo dia estão lá para ensinar vocês a ler, a escrever, a contar... o que é que vocês acham que seria uma mensagem bacana para dizer para eles?

Ana Luísa: Obrigada, não é! Porque ela ensinou muito!

Rafael: Obrigado, por ensinar a ler!

Jornal da Imperial: Está certo gente, obrigado pela participação de vocês, está bom? Sucesso e boas leituras tá?!

Rafael: Tá!

Ana Luísa: Obrigada!

Fonte: REDAÇÃO