Festejos de São José Operário em Pedro II começam nesta sexta, dia 21

Festejos de São José Operário em Pedro II começam nesta sexta, dia 21

20/04/2017 - 20:04

Festejos de São José Operário em Pedro II começam nesta sexta, dia 21

RELIGIÃO

Padre Sandro Lima convida todos os paroquianos e visitantes ao festejo da região

(O repórter Tony Lima conversou com o pároco da Igreja de São José Opérário, de Pedro II - PI. Acompanhe.)

Padre Sandro Lima: Nós estamos já alegres nos aproximando de amanhã (21), para a festa do nosso glorioso patriarca São José Operário. Então: preparar uma festa de um padroeiro de uma matriz em uma cidade como Pedro II é muito desafiador porque... pela estrutura; e para fazer isso nós precisamos agregar as pessoas. O primeiro passo é convidar os paroquianos para que todos se sintam responsáveis pela festa. Não adianta o padre querer realizar algo se a comunidade não está sonhando e almejando alcançar as graças de Deus e almejando fazer o melhor para Deus, não é? O que eu sempre coloquei para as equipes, para as pessoas, para o conselho de pastoral, para aqueles que estão envolvidos nas mais diversas equipes é que nós precisamos formar uma comunhão, é trabalhar em conjunto. E trabalhar em conjunto significa ter um planejamento, um planejamento sistemático que se possa ter clareza daquilo que vai acontecer. Desde janeiro nós estamos nos articulando, a primeira reunião já na primeira semana de janeiro, já começamos a dar os primeiros encaminhamentos, com a divisão de equipes, com a reflexão da exortação apostólica post sinodal amoris laetitia que hoje saiu o tema dessa exortação pelo Papa Francisco, sobre o amor e a família cujo tema é “São José exemplo de fidelidade ao amor e à família”, um tema muito importante para as famílias de Pedro II porque nós vamos retratar justamente os desafios que as famílias de hoje enfrentam na sociedade, não é? O Festejo [de São José Operário] é um grande retiro espiritual de reflexão para as pessoas, para as famílias e isso nós precisamos primeiramente as equipes beber daquilo que nós estamos tentando colocar para as famílias não é? Então, desde as reuniões já começamos a refletir sobre as intenções do Papa Francisco, sobre nossas famílias, já refletimos sobre isso, fizemos uma breve síntese, para todas as equipes, para refletirem e se organizarem e saberem de fato o que está acontecendo; porque o Festejo [de São José Operário] não é só uma dimensão social, mas acima de tudo é uma dimensão religiosa. Inclusive nós iniciamos com a novena, com a missa,... e logo depois temos a parte social, as outras dimensões mais importantes. Mas o mais essencial é a mensagem que nós queremos passar para o povo de Pedro II, para os visitantes. É o principal objetivo do Festejo [de São José Operário] justamente isso. É passar uma mensagem, a voz da Igreja que clama, que fala aos nossos corações e a partir desse ensinamento, a partir do que os padres vão colocar para todos nós, para o povo de Pedro II, para os visitantes, é que nós vamos ter mais clareza para aquilo que o Papa vai nos ensinar em família.

Jornal da Imperial: Como é que está a programação, para o início amanhã?

Então amanhã nós temos, já, nós vamos acordar com a alvorada, como de costume, muito tradicional em Pedro II, as alvoradas pela manhã, vamos nos concentrar já pela manhã e vamos nos reunir em família, lá na residência da Dona Raimundinha Galeano, a partir das 5 horas da manhã. Já tomar aquele café com a Dona Raimundinha, com as suas familiares, não é? Convidamos a todos para se fazerem presentes, a família está muito contente e fica muito contente com esse gesto de acolhida, não é (?) aos peregrinos, aos devotos de São José Operário e durante todo o dia a imagem de São José vai ficar exposta na residência da Dona Raimundinha Galeano para acolher e para todos que se aproximarem daquela casa possam rezar. A partir das 16:30h (quatro e meia) às 17h (cinco horas da tarde) já vamos nos concentrar, nós vamos iniciar as nossas orações para iniciarmos a nossa procissão e em seguida a bênção da bandeira. Só lembrando do percurso: as pessoas, vocês que morem na rua Raimundo Orsano, a rua Boa Vista e a rua João Bezerra e aqui na avenida José Lourenço Mourão, nós pedimos com muito carinho que vocês possam organizar as ruas, deixar a rua bem enfeitada, bem bonita, que é para que a procissão de São José possa passar na sua rua. Então pedimos essa gentileza carinhosa a todos vocês que moram nessas ruas Raimundo Orsano, Boa Vista e João Bezerra e [avenida] José Lourenço Mourão.

Jornal da Imperial: Então faça o convite aí oficial!

Então. Nos alegramos, o conselho de pastoral, as equipes e já nos preparamos muito bem, já nos organizamos, já estamos nos últimos dias, vendo os últimos detalhes e agora mais a festa vai se embelezar com a sua presença. Se você é das mais diversas comunidades, nós que passamos esse período desde março passando pelas mais diversas comunidades, pela sua comunidade, rezando com vocês nos pré-festejos, agora nós convidamos você para participar conosco agora dos novenários da festa do padroeiro. Então, a festa, como eu falei em todos os pré-festejos, se embeleza, ela fica bela com a presença de vocês. Não basta termos uma estrutura, um planejamento e uma organização se depois durante a festa, durante o evento, se os principais convidados, que são vocês das comunidades, vocês da cidade, se vocês não estiverem presentes, a festa não fica tão bela! Porque é o rosto de vocês, as alegrias de vocês, as dificuldades e os dramas que vocês trazem para o altar do Senhor é que vai alegrar a nossa festa. Por isso convidamos você, sua família, todos da sua casa para se unir a nós e rezarmos juntos nesse grande festejo, Festejo do Padroeiro da Vila Operária aqui em Pedro II.

Fonte: REDAÇÃO