Piauí já registrou 144 mortes de idosos por gripe, desde 2016

Piauí já registrou 144 mortes de idosos por gripe, desde 2016

26/04/2017 - 19:36

Desde 2016, o Piauí já registrou 144 mortes de idosos por gripe ou suas complicações. Em relação à cidade de Teresina, os dados disponíveis pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) são as notificações das Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), pois a doença não tem notificação compulsória. A capital possui 36 locais de internação.

Em 2016, foram registrados um óbito por Influenza em Teresina e 26 internações por outras infecções respiratórias não identificadas. Em 2017, quatro pessoas foram internadas por Influenza H3N2, uma internação por Influenza B, sete por Síndrome Respiratória Aguda Grave não especificada e 25 aguardam resultado de exames. Neste ano, também foram registrados 6595 casos de Síndrome Gripal que não precisa de internação e 176 casos de pneumonia. Os dados são genéricos e não disponibilizam a porcentagem de cada grupo afetado.

A vacinação contra a gripe segue até o dia 26 de maio e é importante que os grupos prioritários participem da campanha. Um desses grupos é o dos idosos, pessoas acima de 60 anos que são mais vulneráveis aos sintomas da doença. Diferente daqueles que não estão dentro dos grupos prioritários, as pessoas na terceira idade têm maior suscetibilidade a doenças causadas pelo agravamento do quadro viral.

“Idosos precisam de um conjunto de cuidados especiais, para que pequenos problemas não virem maiores. Nesta idade, a gripe é perigosa, e pode causar pneumonia e infecções. É necessário ficar atento aos sintomas e ter acompanhamento médico”, explica a coordenadora de atenção à saúde do adulto idoso da Sesapi (Secretaria de Estado da Saude do Piaui), Valdite Costa.

Em algumas faixas etárias, a gripe não tem grande intensidade nos sintomas, que podem desaparecer em alguns dias. Entretanto, nos idosos é preciso atenção redobrada. “Esse grupo adquire a gripe através de tosse, espirro, fala, objetos contaminados, e podem apresentar um quadro gripal mesmo tendo sido vacinados. O importante é, quando o idoso apresentar sintomas, ser levado ao médico para acompanhamento. A gripe pode apresentar problemas relacionados aos brônquios.

Quando o idoso gripa, está mais frágil e não consegue expectorar o líquido dos pulmões, o que pode acarretar em bronquite, pneumonia, podendo inclusive levar ao óbito. O tratamento da pneumonia é muito forte”, ela acrescenta.

 

Fonte: meionorte.com