Sindicato dos trabalhadores de Pedro II completa 40 anos

Sindicato dos trabalhadores de Pedro II completa 40 anos

28/04/2017 - 17:43

RURAL

Associados comemoram neste dia 29/04 a sua festa sindical

Entrevista exclusiva ao repórter Tony Lima do sr. Agostinho Neto do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Turais de Pedro II – Piauí, concedida à  FM IMPERIAL

Agostinho Neto: “Mais um ano, mais um aniversário! 40 (quarenta) anos aqui no caso de Pedro II, podemos dizer que é [um período de] 40 (quarenta) anos de lutas, não é? A gente sabe que o sindicato de Pedro II tem uma história, que foi fundado pelos trabalhadores, que tem uma necessidade de reivindicações, e a gente sabe que nós estamos fazendo esse trabalho a cada dia, a gente vê a ansiedade do nosso trabalhador, trabalhadores rurais de Pedro II, aposentados e pensionistas, por esse levantamento dessa auto-estima.

O que vai ter para todos e todas é uma festinha dançante, que a gente sabe que tem o Ray Play, vai ter também o Carlinhos e o Honorato, que é uma dupla, de pessoas todos os dois filhos de agricultores, que aprenderam a tocar música e que hoje são músicos, por iniciativa própria, estou falando aqui do Carlinhos que é meu filho, ele e o Honorato que formam a dupla e eles já têm de costume animar essas festas, com o Rair [Ray Play]; que é o Mundico, que é um delegado sindical aqui do sindicato e nada melhor do que fazer essa festa.

Hoje nós vemos: o sindicato dos trabalhadores de Pedro II trabalha com meio ambiente, na questão da água, dos programas de cisternas, de geração de emprego e renda, nós somos parceiros de todas as fontes de água a gente vê aí do governo federal; sindicato é um parceiro nato. Como nós também temos a questão do garantia safra, que nós estamos com seis anos que todos os anos agricultores estão perdendo as suas safras, a gente tem essa cobertura.

O garantia safra, as inscrições do garantia safra, do qual a gente faz o maior esforço para se deslocar, ir para as comunidades, fazer cadastro quando tem os programas sociais; tem também as questões dos PRONAFs, não é, dos bancos; hoje, aqui mesmo tem dois agentes de desenvolvimento rural do Banco do Nordeste (BNB) que está fazendo esse empréstimo aos nossos agricultores e a gente vê, a cada dia que passa, não é, os nossos rebanhos crescendo, são pessoas fazendo empréstimo para criar bode, para criar porco, para criar galinha, outros fazem para proteção do seu próprio rebanho, outros fazem para ter uma produção, através das vazantes, para plantio de capim, melhoria de cerca, cercado.

Então tudo isso são ações que o sindicato hoje não é mais aquele sindicato que vive só da previdência, do salário-maternidade, da aposentadoria, do auxílio-doença, porque o agricultor – a gente sabe – que não é por idade e sim por o direito que ele tem, a aposentadoria com 60 anos e hoje pode mudar e tudo; mas desde quando ele vai trabalhar ele pode pegar um acidente, e o sindicato trabalha nessas partes também.

A gente convida a todo o pessoal aqui dos bairros da cidade para que possam estar junto com a gente comemorando esse aniversário de 40 anos, então a partir de 1:30h da tarde (13:30h) A gente convida o pessoal que a gente vai ter um momento festivo até às 5:00h da tarde (17:00h). As pessoas, a gente pede para que se puderem, chegar antecipado, a gente agradece por essa participação.”

Fonte: REDAÇÃO