Votação: projeto de criação do departamento de água e esgotos palpita na câmara em Pedro II

Votação: projeto de criação do departamento de água e esgotos palpita na câmara

01/05/2017 - 15:41

DESENVOLVIMENTO

A questão da lei que cria o departamento de águas e esgotos no município repercute no executivo e legislativo local

O prefeito Alvimar Martins explica que, com relação ao departamento de águas, uma das motivações iniciais é que Pedro II não possa ficar de fora dos projetos da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, a qual faz uma relação de obras muito grande com o município. Cita por exemplo a problemática do Aterro Sanitário, que deverá custar ao erário municipal algo em torno de R$ 1 milhão e 100 mil e acrescenta que se os vereadores não aprovarem este projeto a população vai perder essa obra e vai continuar com o lixão incomodando as pessoas. O fogo no lixão que dá fumaça e dá alergia nas crianças; o próprio lixão se torna um criadouro de mosquito da dengue.

(foto: divulgação)

“Não é justo que Pedro II continue com esse lixão, e a oportunidade que a gente tem de agora mudar esse lixão, quer dizer, se os vereadores não aprovarem essa lei, não estão falando só do que possa prejudicar, eles estão só falando da questão da taxa de manutenção da água. Quer dizer, nós vamos perder a parte de saneamento, não vamos ter para Pedro II a parte de abastecimento de água, seria assim sistema simplificado de abastecimento de água e assim todos os esforços que a FUNASA tem prestado ao país Pedro II vai ficar fora.”, declarou o prefeito Alvimar Martins.

Ele segue falando da questão das obras e recursos relacionados ao projeto do departamento de águas e esgotos de Pedro II: “Nós não temos condição no município de Pedro II de bancar toda essa infra-estrutura que a FUNASA banca. Então a FUNASA é um parceiro que nos dá a oportunidade de a gente concluir estas obras. Acredito que os vereadores com muita responsabilidade vão saber que Pedro II não pode ficar de fora dos projetos e dos recursos da FUNASA. Então é com muita responsabilidade que eu como gestor coloco para o povo de Pedro II, para as comunidades da zona rural que não existe nada dessa coisa de se estar criando aí uma forma de dizer ao povo que isso é prejudicial para as comunidades, tanto da zona rural quanto da zona urbana, isso não tem nada a ver. Porque a zona urbana ela já é uma concessão que a prefeitura fez para a AGESPISA; a prefeitura que cedeu para que a AGESPISA detenha água e esgoto no município.”

“Eu acredito que os vereadores nesse momento terão a responsabilidade, porque o projeto foi encaminhado para a câmara [de vereadores] e vai ser votado por eles; então, acho que Pedro II não pode realmente ficar fora dos projetos da FUNASA.”, conclui o prefeito.

A questão da aprovação do projeto de criação do departamento de águas e esgotos ainda passará por votação da câmara municipal de vereadores de Pedro II.

Fonte: REDAÇÃO