Festa do trabalhador em Milton Brandão

Festa do trabalhador em Milton Brandão

03/05/2017 - 16:17

MUNICÍPIOS

População de trabalhadores de Milton Brandão celebra seu dia

As comemorações alusivas à festa do dia do trabalhador começaram dia 30/04 em Milton Brandão, com a programação organizada junto ao sindicato dos trabalhadores rurais do município. A festa reuniu mais de 3 mil pessoas e contou com a presença de várias autoridades, como o secretário da SASC – Piauí, deputado estadual Zé Santana, o secretário da SDR – Piauí, deputado estadual Francisco Limma, a vice-prefeita Dona Neném do Sindicato e o prefeito Casagrande.

O repórter Ney Silva da Imperial FM marcou presença no evento, trazendo em detalhes a participação do público e autoridades ao longo do evento. O deputado estadual Zé Santana, destacou a importância do momento e o apoio social que a Secretaria de Assistência Social e Cidadania – SASC – Piauí intenciona prestar em sua gestão à frente dessa pasta estadual:

“Nós entendemos que, apesar do momento sensível que vive o país, certamente é uma data que os trabalhadores têm que comemorar, que é função da data que lhe é atribuída, todas as conquistas, todas as batalhas que o trabalhador já conseguiu até então e certamente, indiscutivelmente tem a ampliar, tem a manter isto, e é com alegria que agora estamos em Milton Brandão, participando da festa do trabalhador, promovida pelo sindicato dos trabalhadores rurais, que atua em todo o estado do Piauí, em todo o nosso Brasil; certamente são inúmeras comemorações que estão sendo realizadas e que nós nos colocamos à disposição de todos os trabalhadores do nosso estado para que possamos, lado a lado, na Assembleia Legislativa, hoje, hoje como estamos na SASC como Secretário de Assistência Social, nos colocarmos à disposição para aquilo que for possível contribuirmos, estarmos lado a lado em busca de qualquer conquista, em busca daquilo que for melhor para o trabalhador do nosso estado. (...)” (Deputado Estadual Zé Santana (PMDB), secretário da SASC – Piauí).

Já o secretário Francisco Limma, da Secretaria do Desenvolvimento Rural – SDR – Piauí, menciona que a passagem dessa data é um misto de comemoração e reflexão, por causa do contexto atual porque passa a área trabalhista e previdenciária:

“Dizer da nossa alegria de estar hoje abraçando e parabenizando a todos os trabalhadores rurais do Piauí, aqui através desse meio de comunicação, então aos sindicatos que têm promovido vários eventos; ainda ontem (30/04) estivemos ali em Milton Brandão, um abraço a toda a população, numa grande festa promovida pelo sindicato em parceria com a prefeitura. Temos muito a comemorar nesse dia mas também temos muitas reflexões, como por exemplo debater acerca da reforma da previdência que está sendo... tramitando nesse momento no Congresso Nacional e que retira direitos dos trabalhadores, principalmente dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. Então eu quero dizer que é um momento de comemoração mas é um momento também de debate acerca das mudanças das leis que estão tramitando e que traz prejuízo para os trabalhadores. Então, parabéns a todos, que Deus continue iluminando a todos, especialmente para os trabalhadores rurais que são responsáveis pelo nosso sustento.” (Deputado Estadual Francisco Limma, secretário da SDR – Piauí)

Outra gestora que também se fez presente na festa do trabalhador foi a vice-prefeita Neném do Sindicato. Ela procurou fazer um comparativo entre a sua época sindical e agora sendo membro do poder executivo municipal:

“Quando eu estava de frente do sindicato, para mim era uma satisfação enorme, como hoje ainda continuo, fazendo a festa dos trabalhadores. Uma festa tão bonita, uma festa tão sociável para todos os trabalhadores do nosso município. Isso é muito gratificante realizar essa festa para vocês. Sabendo que é uma tradição, que essa festa acontece há muito tempo no nosso sindicato e não podemos deixar de realizá-lo. Como também hoje no dia do trabalhador estamos fazendo as nossas maratonas para todo o povo de Milton Brandão.”

Dona Neném também afirma da sua felicidade junto ao povo de Milton Brandão pelo benefício ao esporte local:

“Isso também é muito gratificante para mim como vice-prefeita, junto com o [prefeito] Casagrande, junto com os vereadores e o grupo administrativo desta cidade, de se preocupar em fazer algum movimento esportivo para o nosso povo. E isso para mim me deixa muito feliz. Isso é muito gratificante, não é? O povo esperando por esse dia, de nós comemorarmos o dia do trabalhador, isso nos deixa muito felizes e eu acredito que o povo fica satisfeito de nós fazermos essa maratona incentivando também o esporte do nosso município, isso é muito gratificante para nós.”

Ela resume pontuando a importância do trabalhador rural do município para a cidade:

 “(...) Quero deixar aqui a nossa mensagem para os trabalhadores, principalmente os trabalhadores rurais do nosso município. Porque se o homem do campo não plantar, o da cidade não come. Então eu quero deixar o meu abraço a todos os trabalhadores e parabéns a todos da categoria em geral. (Vice-prefeita Dona Neném, de Milton Brandão).”

Por fim, o prefeito Casagrande traçou um panorama e o crescimento da festividade do trabalhador, em especial do homem do campo, que segundo ele é o verdadeiro a ser prestigiado por esse evento:

 “Já é uma tradição o sindicato fazer essa festa todos os anos e a gente teve um crescimento muito grande, aumentou muito, do ano passado para esse ano agora, já deu bem maior. Isso aí a gente tem incentivado, a gente incentiva não é, como prefeito, a gente tem essa parceria; e o que nós queremos, Ney, é o seguinte: é dar a oportunidade a todos os trabalhadores que fazem o que a gente é hoje, é o homem do campo, é o amigo da gente, é o parceiro da gente. E eu tenho fé em Deus no seguinte: enquanto eu estiver como prefeito da minha cidade eu vou fazer com que todos os anos aconteça e sempre vai ter a parceria da prefeitura. (...)”

O prefeito Casagrande também reforça a necessidade do incentivo ao esporte junto à população:

 “Olha, Ney, o seguinte: o esporte hoje ele é uma das fontes de fazer mais com quê o jovem ele saia desse mundo que está aí das drogas. Isso a gente quer começar a partir desse ano dar aí o incentivo, todo o ano no dia dos trabalhadores a gente fazer um movimento diferente. Hoje a gente está começando do infantil até os sessenta anos. Com certeza a gente começou agora muito em cima; mas eu acredito que no próximo ano a gente vai se programar melhor. Então que a gente faça os convites para que as cidades vizinhas, não é, mais próximas, para também que faça parte desse evento. A gente também tem aquela boa vontade de incentivar o esporte, porque o esporte no nosso município era muito esquecido e nós estamos aqui pensando o quê: que nós botemos ele para funcionar, que nós incentivemos as pessoas para que a gente chegue daqui a 1 ano, 2 anos, 3 anos, 4 anos, isso aqui em Milton Brandão virar uma tradição. Para que as pessoas todo ano, você diga, tal dia, é dia 1º, eu vou ficar me preparando fazendo um ‘exercíciozinho’ antes para que no dia eu esteja bem fisicamente, isso aí é coisa boa: é bom para a saúde, é bom para o poder público.”

Ao terminar, o prefeito Casagrande agradece aos apoios recebidos em sua gestão atual:

“E o prefeito de Milton Brandão, o Casagrande, ele tem essa boa vontade. A gente tem o apoio do sindicato, como eu acabei de falar,  a gente tem o apoio da secretaria de educação, da assistência social, apoio da secretaria de saúde, e a gente tem também o apoio da Câmara Municipal dos Vereadores. A nossa vice é uma pessoa que ela faz com que o sindicato hoje seja muito bem representativo lá fora, que quando a gente fala em sindicato em Milton Brandão a gente vê que o povo, eles apóiam, porque a gente já teve já na época do finado Tonheiro, aí a neném entrou. Eu quero deixar aqui um abraço para todas as pessoas que fazem aqui o sindicato de Milton Bandão do trabalhador rural até os funcionários lá de dentro. Deixar e dizer para eles o seguinte. Enquanto o Casagrande estiver aqui dentro está pronto para dar esse apoio a eles, aos trabalhadores.” (Prefeito Casagrande, de Milton Brandão).

Fonte: REDAÇÃO