Lagoa de São Francisco celebra a Festa do Trabalhador

Lagoa de São Francisco celebra a Festa do Trabalhador

03/05/2017 - 19:40

MUNICÍPIOS

O município de Lagoa de São Francisco reuniu a população em torno da festividade

 

 

“O dia do trabalhador já é marcante aqui em Lagoa do São Francisco, especialmente aqui nas cabeceiras. E nós estamos sempre presente no evento, também desta vez, participando com a emenda parlamentar, que está contribuindo para a construção desse evento e dessa festa. Eu acredito que isso nos dá, como você está vendo aqui essa multidão, da Lagoa, de Piripiri, de Pedro II e de Milton Brandão, enfim, Capitão de Campos, para que a gente possa fazer uma grande festa, na paz, com tranqüilidade, promovendo assim um momento importante para esse dia que é representativo para o Brasil, para o Piauí, para Lagoa de São Francisco.”

Com essas palavras, o Deputado Estadual Wilson Brandão apresentou sua consideração sobre as festividades do dia do trabalhador, evidenciando a importância da municipalidade em ocasiões como essa, que reúnem e animam à população do interior, na região norte piauiense. Ele também comenta sobre a necessidade de o parlamentar estar sempre que possível ouvindo e conhecendo o povo:

 (...) Eu estive em São José do Divino, comemorando 25 anos de emancipação da cidade, estive lá pela manhã, voltei à noite para a festa também, ... estive em Pedro II na festa do trabalhador, e agora também aqui em Lagoa do São Francisco, tudo isso ... e Cocal de Telha, ontem, que era o dia 30, que era a [festa] de São José Operário, sendo que tudo isso aí faz parte da minha identidade com a região norte, com esses municípios para que a gente possa não apenas contribuir com o município, mas também ir conhecendo o povo, conhecendo seus problemas, suas angústias e buscando as suas soluções. (Deputado Estadual Wilson Brandão (PSB)).

Outro que também participou da festividade em Lagoa de São Francisco, foi o empresário pedro-segundense Irismar, o qual colaborou diretamente para aquela festa. Ele comenta na oportunidade sobre tornar cada vez mais tradicional a iniciativa:

“Um município que é menor do que o nosso, eu sou de Pedro II, não é, que todo mundo sabe. Mas é um dia tradicional já em Lagoa de São Francisco. O prefeito Veridiano [Melo] e outros ex-prefeitos tornaram isso tradição. É muito importante isso: a valorização do povo trabalhador, povo, e em qualquer área que esteja trabalhando está sendo reconhecido é festa popular, muito bonita essa festa; está de parabéns o Veridiano [Melo] o prefeito. (Empresário Irismar, Festejo de Lagoa de São Francisco).

Professor José Pio, que já foi gestor do município, comenta sobre a necessidade de o trabalhador estar pronto para lidar com adversidades do momento da crise, de cabeça erguida e com confiança:

“Boa tarde amigos da Imperial. Olha Ney essa aqui é uma festa especial, que vocês sempre estão aqui conosco para prestigiar e dar seu testemunho de que em cada ano é um melhor do que o outro. Nós iniciamos e o [prefeito] Veridiano [Melo] está dando continuidade aqui na Cabeceira; hoje nós estamos aguardando o Mastruz com Leite, você está vendo que a praça uma hora dessa, cedo da noite, já está lotada-lotada, e posso garantir para vocês que isso aqui vai continuar por muitos e muitos anos aqui no município, seguindo essa tradição que faz parte da nossa cultura já. (...) Olha a mensagem que eu digo para nossos trabalhadores é que, perante a situação difícil que nós estamos atravessando, o país está atravessando, ele não baixe a cabeça e pense no amanhã que com certeza a crise passará e nós ficaremos, o nosso povo ficará e ele trabalhador ficará, estaremos todos juntos, para dar continuidade à vida; porque a vida continua! A crise passa e a vida continua! (Professor José Pio, ex-prefeito de Lagoa de São Francisco).

Outro que foi entrevistado pelo repórter Ney Silva, da FM Imperial, o vereador João Arilson enfatiza o papel dos trabalhadores rurais na sociedade:

“A festa do trabalhador sempre foi muito valorizado aqui em Lagoa de São Francisco. E aqui fica o nosso boa tarde para os ouvintes do Jornal da Imperial. Dizer para você que valorizar o trabalhador a cada dia se faz necessário em todos os segmentos da sociedade. É assim nas empresas; é assim também no poder público. Então o prefeito Veridiano [Melo], junto com o vice-prefeito José Neto, está de parabéns em valorizar os nossos trabalhadores; principalmente os nossos agricultores, que esse ano teremos uma boa safra, devido o bom ‘inverno’ que está tendo em nosso município de Lagoa de São Francisco. Então o nosso abraço em nome dos vereadores, em nome de toda a população da Lagoa de São Francisco. (Vereador João Arilson, de Lagoa de São Francisco).

O vice-prefeito de Lagoa de São Francisco, Zé Neto, dirige sua fala para todos os públicos que compõem a sociedade sanfrancisco-lagoense e revela a superação que é fazer este evento:

“Boa tarde ouvintes da FM Imperial. Para nós é muito importante, é muito gratificante para nós como administradores ver a empolgação do povo quando a gente promove o evento, principalmente o 1º de maio, dia do trabalhador, onde nós queremos parabenizar todos os trabalhadores da nossa cidade, do nosso município, da mais alta profissão à mais baixa aqui: a gente sabe que são os mais sofridos, aquele pessoal da roça... nós queremos parabenizar a cada um. E, para nós, é muito importante ver, a cada ano crescendo o evento, como hoje aqui, e está superando todos os eventos já promovidos na Lagoa de São Francisco. É muita gente. À tarde nós tivemos sorteio de brindes, onde foram distribuídos vários brindes.”

Zé Neto complementa expondo sua expectativa de tempos melhores no município:

 “Não é tudo que o povo... não é tudo que o povo merece! Mas é aquilo que a gente pode fazer por eles, mas nós fazemos de coração, porque o povo da Lagoa de São Francisco é um povo bom. A nossa esperança é de melhores dias, para que a gente possa trabalhar muito mais por esse povo. Esse povo merece, mas eles sabem e entendem que nestes últimos tempos nós tivemos muita dificuldade. Graças a Deus a gente já está podendo tomar um ‘folegozinho’ pequeno, mas já sente um sinal de melhora. Que a melhora não é para o prefeito Veridiano [Melo], não é para o vice-prefeito José Neto, não é para os vereadores não; se melhorar, melhora para o povo do nosso município.” (Vice-prefeito Zé Neto, de Lagoa de São Francisco).

Quem também deixou seu recado através da FM Imperial foi o próprio prefeito, Veridiano Melo. Ele explica que a festa é um motivo de alegria, une a população sanfrancisco-lagoense e termina por agradecer a todos que contribuem para a sua realização:

 “Boa tarde a todos os ouvintes da Imperial FM. É com muita alegria, Ney, que hoje a gente dá uma festa desse tamanho para nossos irmãos de Lagoa de São Francisco, para nossos irmãos de Cabeceiras. É um sonho! Nasci nessa comunidade, me criei, estou conseguindo juntamente com o povo das Cabeceiras, como o povo de toda Lagoa de São Francisco desenvolver cada dia mais o nosso município e também a gente não pode esquecer as nossas raízes: a gente veio do interior, a gente é filho do interior, a gente é filho de Cabeceiras, a gente é filho de trabalhador rural, com muito orgulho, com muita felicidade e hoje a gente está podendo dar uma festa; não só para o prefeito Veridiano [Melo], não só para minha esposa, não só para minha filha, não só para minha família, mas, enfim, para toda a Lagoa de São Francisco. Eu fico muito feliz e muito emocionado por poder realizar esse grande evento em nosso município. (...) A gente conseguiu aí muitos brindes, a gente conseguiu muitos patrocinadores para nossa festa. A gente quer agradecer a todos os nossos amigos irmãos aqui da cidade vizinha de Pedro II, como nosso amigo Irismar e sua família, está aqui com pães; Luís, nosso amigo e cunhado e demais amigos de Pedro II que a gente tem como nossa cidade mãe. Então a gente está aqui recebendo todo mundo de braços abertos. (...) (Prefeito Veridiano Melo, de Lagoa de São Francisco).

Fonte: REDAÇÃO