Ex-diretor da OAS diz que triplex estava reservado para 'Dona Marisa e o ex-presidente'

Ex-diretor da OAS diz que triplex estava reservado para 'Dona Marisa e o ex-pres

05/05/2017 - 08:57

POLÍTICA

Investigação apura denúncias de ex-diretor da OAS 

O ex-diretor do construtora OAS Roberto Ferreira afirmou que o triplex no Guarujá, litoral de São Paulo, investigado pela Operação Lava Jato, foi reservado para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e para a esposa dela, Marisa Letícia Lula da Silva. Ferreira foi ouvido pelo juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da operação na primeira instância, na manhã desta quinta-feira (4).

"Eu soube, ao final de 2013, que a Dona Marisa Letícia tinha uma cota dessa unidade 141 e que a unidade 164 triplex estava reservada para a Dona Marisa e o ex-presidente", disse ele na audiência, realizada no prédio da Justiça Federal, em Curitiba. Contudo, Ferreira não soube detalhar o fato.

Roberto Ferreira é réu no processo em que o Ministério Público Federal (MPF) acusa o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de receber um triplex da construtora OAS, como pagamento de propina. O ex-diretor é acusado de lavagem de dinheiro.

Ainda no depoimento, o réu contou que trabalhou na empreiteira de julho de 2011 até fevereiro de 2017, quando foi demitido, exercendo a função de diretor desde 2014.

Ele afirmou que foi junto com Lula e Léo Pinheiro até o Condomínio Solares, em Guarujá, mas que não participou de nenhuma conversa com os dois.

"Fiquei de retaguarda esperando ser chamado [enquanto o Léo Pinheiro apresentava o apartamento]", relatou. Entretanto, ele disse não ter sido chamado para tirar nenhuma dúvida nem para participar do encontro.

Depois dessa visita, Ferreira disse que foi solicitado a ele que fizesse um projeto e um orçamento de reforma para o triplex. De acordo com o ex-diretor da OAS, uma equipe formada por arquitetas que trabalhavam com ele fez o projeto.

Entre as alterações, estavam a modificação de uma escada, a inclusão de um quarto na parte inferior do imóvel, colocação de piso no apartamento, reparo na piscina, adequação de um deck e a instalação de uma churrasqueira.

Ferreira afirmou a Moro que recebeu as orientações relacionadas à reforma de Fábio Hori Yonamine, que é ex-presidente da OAS Investimentos e também responde por lavagem de dinheiro nesta ação penal. "Eu creio que foi um pedido do Dr. Léo [Pinheiro] pra ele e ele me repassou", pontuou.

O ex-diretor da OAS relatou também que nunca teve contato com Lula ou com a ex-primeira-dama Marisa Letícia, nem mesmo com subordinados ou assessores do casal. "Meu contato sempre foi o Fábio [Hori Yonamine]".

Ferreira ainda disse que se envolveu na reforma da cozinha. "Foi pedido para por armários na cozinha e nos quartos, colocar eletrodomésticos. Nesse mesmo pedido que o Fábio me fez. Nesse intervalo, houve uma sugestão de Paulo Gordilho pedido para que colocasse um elevador privativo para facilitar o acesso", disse.

De acordo com ele, todas as reformas foram feitas. "Não havia nenhuma orientação. Era para que fizesse para o ex-presidente", afirmou. Segundo o ex-diretor da OAS, a reforma ficou em torno de R$ 1,1 milhão.

Ele conta que, em outra vez que voltou ao triplex, encontrou Marisa Letícia e um filho.

Fonte: portal az