Coronel Carlos Augusto comenta nova realização do concurso da PM

Coronel Carlos Augusto comenta nova realização do concurso da PM

24/05/2017 - 18:43

POLÍCIA

Previsão é que novas provas aconteçam em 09 de julho

De acordo com o Coronel Carlos Augusto, comandante da PM-PI, não houve outra alternativa para a Polícia Militar, que não a realização de um novo certame, em virtude dos fatos ocorridos que prejudicaram a realização do exame. Acompanhe o que disse o comandante a respeito do ocorrido, no qual ele realça que a lisura e a segurança sempre serão respeitadas no processo de seleção dos novos integrantes.

 “(...) Em nenhum momento, na questão da aplicação da prova, não detectamos qualquer tipo de fraude; mas, com a possibilidade de terem vazado 5 (cinco) questões, que circularam nas redes sociais. Na prova de Português, tomamos a decisão de anular, de repetir, na verdade, essa primeira etapa, porque nós não podemos admitir continuarmos nas próximas etapas, nas próximas 4 (quatro) etapas, com suspeição de fraude principalmente quando se trata da carreira policial militar. Nós temos essa responsabilidade, de ter que tomar essa decisão e infelizmente a gente sabe que é um prejuízo para a instituição, é um prejuízo para os candidatos, é um prejuízo inclusive para o NUCEPE. Mas acreditamos que um prejuízo maior seria continuar num certame que iniciou viciado na primeira fase.”

O Coronel explica que uma nova avaliação será feita, com segurança redobrada e nível completo de organização na realização das provas:

“O fato é que nós vamos repetir essa primeira etapa, vai ser realizado no dia 09 de julho, a princípio seria dia 02, mas dia 02 tem o concurso do IBGE, e até em respeito das pessoas que se inscreveram nos 2 concursos nós decidimos imediatamente trocar essa data para o dia 09 de julho. Vamos manter um forte esquema de segurança, a exemplo do que fizemos nessa etapa que foi nula, na aplicação das provas, vamos redobrar mais ainda esse cuidado na aplicação da prova. Vou colocar toda a polícia militar à disposição dos responsáveis pela aplicação da prova. E a decisão foi tomada devido a tanta suspeição, acredito que muitas até indevidas, em relação ao NUCEPE. A própria NUCEPE para se preservar ela vai contratar uma empresa de fora, para elaborar e imprimir as provas fora do Estado do Piauí, até para a gente retirar essa suspeita que houve do vazamento da impressão, sabe, da impressão aqui em Teresina. Mas o fato é que nós esperamos que realmente seja aprovado aqueles que se dedicaram, que estudaram, que se prepararam, para incluir na carreira do policial militar.”

O comandante também comentou sobre o processo das investigações em relação às questões vazadas do certame, que contará com apoio da polícia civil:

“Participamos no domingo de prisões de alguns candidatos com suposta fraude. Passamos para a polícia civil, a ela que cabe investigar através do núcleo de inteligência e eu não tenho nenhuma dúvida de que a polícia chegará ao autor do crime para que ele possa ser inclusive punido, já que a gente tem um prejuízo muito grande para todos – inclusive para o NUCEPE, que tomou esse prejuízo da primeira etapa: que não é fácil e que não é pequeno. E também para os candidatos, para aqueles que se planejam, aqueles que vêm de fora, que compram passagem, ficam hospedados, atrás de um sonho e têm seus sonhos frustrados muitas vezes por essas pessoas criminosas, por uma quadrilha, na verdade.”

O coronel também avisa aos candidatos que qualquer pessoa que tentar fraudulentamente entrar na Polícia Militar será coibido pela corporação:

“É bom a gente ressaltar aqui, aproveitar a oportunidade, nós tivemos recentemente o concurso do tribunal de contas pela Fundação Carlos Chagas (FCC), também houve essa tentativa dessas quadrilhas; tivemos o da Guarda Municipal, pela Universidade Federal, também houve essa suspeição de fraude e agora com esse da polícia militar. O fato é que nós não vamos admitir. Quem apostar que vai entrar na carreira policial militar através de fraude, vai estar redondamente enganado. Nós vamos coibir com todas as nossas forças, em todas as fases desse concurso; essa é apenas a primeira, mas nós teremos 5 (cinco) fases no concurso e depois teremos outras, que é no curso de formação. Não adianta chegar no curso de formação sendo fraudado mesmo que seja classificado nas primeiras, porque nós vamos excluir imediatamente.”

Fonte: PM-PI