TCE-PI firma parceria com o Ministério Público do Maranhão para combate à corrupção

TCE-PI firma parceria com o Ministério Público do Maranhão

25/05/2017 - 10:18

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Piauí firmou parceria com o Ministério Público do Maranhão para compartilhar informações e com o objetivo de combater a corrupção. De acordo com o termo de cooperação técnica assinado, a parceria vai facilitar a ação em municípios localizados na divisa entre os dois estados.

Para o presidente do TCE-PI, Olavo Rebelo, a parceria deve facilitar a fiscalização das empresas prestadoras de serviços ou responsáveis pelas vendas de produtos aos dois estados. Segundo ele, muitas vezes estas negociações têm relação com o crime.

"Principalmente Timon, Caixas, Parnarama. Estes municípios do entorno sempre estão em contato com o Piauí para firmar negócios e o crime participa desta negociação muitas vezes. Outro objetivo desta parceria é um olhar mais atento aos gastos dos recursos públicos, porque temos incidências de crimes em que os suspeitos cometem no Piauí e se escondem ou agem no estado do Maranhão", comentou.

Para Olavo Rebelo, as operações da Odebrecht e Lava Jato não deixaram as associações criminosas com medo, ao contrário, elas continuam agindo. Segundo ele, o Piauí tem centenas de pessoas envolvidas na corrupção e a melhor forma de combater este tipo de crime é denunciando.

"Nós começamos a receber denúncias em maior quantidade. Hoje temos setor de inteligência que une ao trabalho do TCE e outros órgãos de fiscalização para fazer este combate. A cada dia o aprofundamento da questão acentua e nós temos que reagir. Cada cidadão que tiver conhecimento de alguma fraude denuncie, porque não adianta só culpar os órgãos porque não agem no momento certo. O que mais necessitamos é de denúncias, porque somente através delas podemos cumprir a melhor forma nossa missão", pontuou.

Fonte: g1