Ceará é o quarto com maior número de celulares invadidos por ‘malwares’

Ceará é o quarto com maior número de celulares invadidos por ‘malwares’

25/05/2017 - 14:56

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Adwares costumam gerar propagandas não-solicitadas

 

O Brasil está em oitavo lugar entre os dez países mais atacados por vírus para celular. O levantamento é da empresa de segurança digital russa Kaspersky, que identificou 1.333 bilhão de ataques de vírus em celulares no mundo somente entre julho e março deste ano.

O estado mais afetado pelas infecções de ‘malware’ para dispositivos móveis é São Paulo, seguido por Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará e Bahia. Os dez países que mais sofrem ataques nos celulares são, nesta ordem: Rússia, Índia, Alemanha, Estados Unidos, Ucrânia, Indonésia, Irã, Brasil, Inglaterra e Itália.

Adwares: vírus de celular

O tipo de vírus que afeta os celulares brasileiros são os chamados adware. Ao se instalar no dispositivo, ele passa a apresentar grande quantidade de propagandas ao usuário. O criminoso ganha por cada clique do dono do celular nos anúncios. Como, geralmente, a propaganda cobre toda a tela, o usuário quase que inevitavelmente acaba clicando para tentar fechar a janela.

 Como se proteger o celular

Para evitar que o celular seja contaminado pela ampla gama de vírus que circulam na rede, as dicas são parecidas com as dadas para manter a segurança de um computador. A primeira barreira que se deve criar é ter um antivírus. A diferença é que, para a proteção do celular, existe uma série de antivírus confiáveis gratuitos.

Fonte: Ceará News