Vereador Dr. Pinto se posiciona contra projeto que altera código de obras do município

Vereador Dr. Pinto se posiciona contra projeto que altera código de obras do mun

06/06/2017 - 17:48

Código de obras de Piripiri

Tramita na Câmara Municipal de Piripiri o projeto de Lei do executivo de Nº 010/2017, que altera trecho do código de obras do município, que dispõem sobre os fins dados a dejetos produzidos em residências.

Caso ocorra a aprovação, o art. 9 da Lei nº 569/2016, de 4 de dezembro de 2006, passará a vigorar com a seguinte redação: 

"Quando a rua não possuir rede de esgoto, a edificação deverá ser dotada de fossa séptica, cujo efluente será lançado em poço absorvente (sumidouro ou poço anaeróbico) e as águas servidas de pias e chuveiros deverão ter sumidouro independente, conforme Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT" 

Consequências Ambientais

O vereador Dr. José Pinto, que se posiciona contra o projeto, alerta com relação às consequências ambientais de substâncias que normalmente são jogadas em pias e vão para o solo. Ele observa que 1 (hum) litro de óleo contamina 1 (hum) milhão de metros cúbicos de água e também o próprio solo.

Com a porosidade do solo, aumenta a probabilidade de infiltração da área de contaminação. Quanto mais permeável for o solo maior é a probabilidade do óleo atingir as camadas mais profundas. "Por isso que existem até campanhas de conscientização para não jogarem o óleo direto na pia. O óleo pode ser até reciclado e feito sabão dele", explica Dr. Pinto. 

Fonte: PiripiriReporter