Racionamento de água no PI atinge 380 mil pessoas e desliga bombas

Racionamento de água no PI atinge 380 mil pessoas e desliga bombas

07/06/2017 - 11:20

A secretaria estadual de Defesa Civil, anunciou que o racionamento de água em 40 municípios do Piauí vai atingir cerca de 380 mil pessoas e começa com o desligamento das bombas de distribuição de água nos açudes Caboclo e Estreito, nos municípios de Padre Marcos, Belém e Francisco Macedo, no semiárido piauiense.

Durante o racionamento cada família poderá consumir até 70 litros de água por dia. A Organização Mundial de Saúde (OMS) determina que uma família use 120 litros por dia.

O Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) mostrou que a situação dos volumes das barragens do Piauí é crítica e os Açudes além de Caboclo e Estreito, estão quase sem água; a Barragem de Algodões I, em Curimatá está com 14% de sua capacidade; a Barragem Piaus, em São Julião, está com 5% de sua capacidade; o açude Petrônio Portela, em São Raimundo Nonato, está com 7% de sua capacidade e; o açude Joana, em Pedro II, está com 11%.

O Dnocs informou que no ano passado foram construídos 150 poços tubulares com recursos próprios e em parcerias com Prefeituras.

Segundo o Dnocs, o açude Caldeirão, de Piripiri, e a Barragem Nonato, de Dom Inocêncio, estão com 100% de suas capacidades de armazenamento; a Barragem Pedra Redonda, em Conceição do Canindé, está com 83% de sua capacidade e a Barragem Corredores, em Campo Maior, está com 100% de sua capacidade.

A Força-Tarefa, formada pelas Secretarias Estaduais de Defesa Civil e de Meio Ambiente, Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Agespisa e Instituto das Águas, irá apresentar ao governador Wellington Dias dados sobre a crise hídrica e as medidas emergenciais como o aumento da Operação Carro-Pipa, do Governo do Estado e Exército, de 200 veículos para 300, a perfuração de poços e a construção de adutoras de engate rápido, além de mapa sobre a seca mostrando a situação de cada região e acrescentando alternativas para os municípios.

 

Fonte: meio norte