Entrevista exclusiva – secretário municipal de Meio Ambiente de Pedro II

Entrevista exclusiva – secretário municipal de Meio Ambiente de Pedro II

08/06/2017 - 16:53

Entrevista exclusiva – secretário municipal de Meio Ambiente de Pedro II

Professor João Batista Martins Júnior (Júnior Bioquímico)

 

Em entrevista ao Jornal da Imperial, o secretário municipal de Meio Ambiente de Pedro II – PI, João Batista Martins Júnior (conhecido popularmente como Júnior Bioquímico) traça um panorama das ações que precisam ser desenvolvidas com o apoio da população em prol da preservação, proteção e defesa do meio ambiente pedrossegundense.

Inicialmente, João Batista Martins Júnior coloca a questão da semana do meio ambiente no contexto de Pedro II:

“É de extrema importância a gente estar aqui hoje nesse meio de comunicação para discutir e para falar sobre a semana do meio ambiente e dizer que é importante demais nós estarmos nos preocupando com a questão dos mananciais dos minadouros dos brejos que existem no município de Pedro II.   A Administração através do prefeito Alvimar Martins tem nos solicitado um maior cuidado no que diz respeito a esses mananciais. Temos hoje aí o Pirapora, que foi criado através de um projeto de lei na época do Dr. Walmir Café, já é uma Área de Proteção Ambiental – APA – de dentro da cidade de Pedro II. Tivemos a felicidade de discutir com a comunidade da Palmeira dos Soares e Gado Bravo, a questão do rio Caldeirão, a nascente lá que se dá na Comunidade Gado Bravo. Em março estivemos lá reunidos com essas duas associações e pudemos ver a preocupação daquelas comunidades.”

Ele também fala das visitas e vistorias de campo nas localidades do interior pedrossegundense:

“Amanhã teremos o prazer enorme do município estar na comunidade Lapa a convite da população através do nosso amigo Bezerra para discutir o cuidado que devemos ter com o Olho D’Água do Brejo. Eu já conheço lá, é uma localidade riquíssima, no que diz respeito ao meio ambiente, é uma localidade que precisa ser preservada, é uma das localidades de extrema importância no que diz respeito aos recursos naturais ali existentes. Estaremos lá com a presença da secretaria municipal de Meio Ambiente, especificamente também com a coordenação de educação ambiental, na pessoa do Sr. Pedro Antônio Barroso, conhecido como Pedro Café e estaremos discutindo o que tem que ser feito pela população ribeirinha desses mananciais; o que tem que ser feito pelas pessoas que dali utilizam a sua água; para que amanhã não venha a ter um problema ambiental sério, um problema que vá não só poluir aquele manancial mas também dar repercussões negativas, não só àquela localidade mas comum à localidade total do município de Pedro II.”

(Olho D'Água do Pirapora - Pedro II - PI)

O secretário Júnior também aponta a responsabilidade conjunta com a população e os preceitos fundamentais expressos na legislação ambiental, por exemplo na Constituição Federal e no Sistema Nacional de Unidades de Conservação:

“É importante que essas discussões sejam feitas com as comunidades para que as pessoas tenham uma responsabilidade também de que aquele ambiente precisa ser cuidado. Não só por mim, por você, pelo poder público, mas também pela população. A Constituição Federal no seu artigo 255 já diz que o meio ambiente é responsabilidade da União, dos Estados, dos municípios e da coletividade. Então: a coletividade ela não só se restringe ao Estado, à União, mas também à coletividade daquela região. Daí a importância de estarmos lá discutindo com todos eles para que nós possamos traçar um projeto para trazermos para os órgãos públicos estaduais, federais, o que diz respeito ao Sistema Nacional das Unidades de Conservação, conhecido como SNUC. É nesse sistema que a gente pode traçar projetos trazer recursos para que a gente possa alimentar essa conservação. Então é nesse sentido que o poder público municipal tem que gerir as coisas públicas. Buscando recursos e tratando esses recursos e discutindo com a população e com a comunidade para que isso possa ser aplicado.”

(Olho D'Água do Pirapora - Pedro II - PI)

Júnior fala da ênfase da participação de várias pessoas em coletividade no dimensionamento e no interesse público em realizar projetos municipais de meio ambiente e até projetos maiores, com apoio do prefeito municipal, do secretariado e de várias instituições estaduais e federais:

“O prefeito municipal [Alvimar Martins] está fazendo a sua parte, através da secretaria [de Meio Ambiente]. Chamando a secretaria para discutir com ênfase o meio ambiente. É nesse sentido que iremos buscar o melhor. Nunca se discutiu meio ambiente como está se discutindo agora na gestão do prefeito Alvimar. E aqui já temos convite de outras localidades, que vai discutir a questão desses mananciais, aonde tem fonte de água,... água é vida. Sexta-feira (02/06), estivemos aí com um grupo de cientistas, cidadãos, personalidades políticas, ... pessoas que têm interesse em discutir o Cânion do Rio Poti. Foi um exemplo de cuidado que a população tem que ter. Vamos discutir Pedro II de uma forma mais organizada; e o nosso município está se organizando, no que diz respeito ao Meio Ambiente.”

(Olho D'Água do Pirapora - Pedro II - PI)

Ele comenta ainda sobre a reorganização e a reformulação do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Pedro II – PI:

“Já temos o projeto de lei que está na Câmara, tem que ser votado pela Câmara dos Vereadores, estou botando a realidade na mão dos vereadores para que se vote o projeto de lei que está na Câmara para se criar o Conselho Municipal do Meio Ambiente. Daí a importância que os vereadores têm no papel da defesa do meio ambiente. Está enviado, o prefeito enviou. Um conselho paritário, um conselho formado por vários membros; que o de antes, além de ser um conselho que estava atrelado ainda à secretaria de Agricultura, ainda estava cheio de erros e nós sentamos com a Assessoria Jurídica do município, com a secretaria de Governo do município, na pessoa do senhor Márcio Lobão, e fizemos e encaminhamos o projeto de lei que faz uma emenda no artigo 3º da lei do meio ambiente, daí para que nós possamos traçar os planos e projetos para o nosso município.”

O projeto do conselho segue para apreciação pela Câmara Municipal de Vereadores de Pedro II – PI.

Fonte: REDAÇÃO