Exposição conta a história de Luiz Gonzaga evento ocorre no Memorial em Pedro II

Exposição conta a história de Luiz Gonzaga evento ocorre no Memorial em Pedro II

12/06/2017 - 16:15

“Faltava Pedro II!”

Assim começa nossa entrevista com o Sr. Reginaldo Silva, que é o curador e responsável pela Expozaga – Exposição sobre a vida, a obra e o legado de Luiz Gonzaga para a música e a cultura brasileira. Ele traz a Pedro II peças que contam detalhes da trajetória do Rei do Baião, deliciando os fãs e os curiosos com uma mostra itinerante que já viajou boa parte do Brasil.

“O que eu estou sentindo aqui é um calor maravilhoso em relação à obra de Luiz Gonzaga. Trabalhar com essa obra, divido até os meus versos no meio surge um que se diz que Luiz Gonzaga foi um livro aberto; quem quis aprendeu a ler. Ensinou até a jumento a cartilha do ABC. Porque hoje, a obra de Luiz Gonzaga a gente pode considerar  não só um patrimônio como também um equipamento pedagógico.”

Reginaldo Silva também é categórico e firme a respeito da consistência da obra do velho Lua, ao dizer que as pessoas lhe perguntam – A obra de Luiz Gonzaga ainda vai durar 100 anos? Ele responde: “ Não, só 100 não. 500, 1000, 2000 anos. Porque quem procura conhecer, quem procura trabalhar a obra de Luiz Gonzaga, são jovens feito você, são adolescentes, são pessoas de todas as idades, crianças. E aqui em Pedro II, o que eu estou sentindo: nós estamos abrindo um trabalho, que para mim não é novidade, pois faz 18 anos que eu viajo com essa exposição pelo país, tenho já três convites para o exterior: Japão, Nova Iorque e hoje era já para eu estar em Berlim. Mas não dava para ir para Berlim se eu já tinha combinado para vir a Pedro II! Então Berlim, capital da Alemanha, que pode me esperar para o próximo ano.”

Reginaldo comenta sobre as andanças da exposição, inclusive em Pedro II: “ O Festival de Verão de Alagoas, nós temos em Marechal Deodoro, ... mas o Festival de Inverno aqui no Brasil nós temos em Garanhuns e Pedro II! E Pedro II é indispensável! Porque Pedro II é a 2ª cidade projetada do Brasil! Andando pelas ruas de Pedro II você pode perceber  que não se faz a construção de uma cidade como foi feita a de Pedro II. Ela bem calculada, as avenidas, as ruas, claro – a gente entende que ela foi projetada. (...) O fato de eu dizer que a obra de Luiz Gonzaga é um patrimônio e um equipamento pedagógico, que todas as músicas que ele canta, que ele cantava e nós ouvimos na voz dele, cada uma tem o seu sentido. Sentido ecológico, tem o sentido de família, de religiosidade, o sentido político, social de uma forma geral, tem a ecologia, meio ambiente, então tudo isso você encontra na obra de Luiz Gonzaga (...)”

A Exposição sobre Luiz Gonzaga – Expozaga, será lançada hoje (12/06), a partir das 19h, no Memorial Tertuliano Brandão Filho em Pedro II e é aberta ao público em geral.  

Fonte: REDAÇÃO