Após 10 anos, programa Ronda do Quarteirão chega ao fim e será substituído pelo Raio

Após 10 anos, programa Ronda do Quarteirão chega ao fim e será substituído pelo

12/06/2017 - 17:31

Durou apenas 10 anos o projeto de Polícia Comunitária implantado no Ceará. O Ronda do Quarteirão chega ao fim e será completamente substituído, até dezembro de 2018, pelo Raio. Neste fim de semana, o atual secretário da Segurança Pública do Estado, delegado federal André Costa, falou sobre o assunto, e o tom foi de extinção do Ronda.

Lançado em novembro de 2007, como plano-piloto, o Ronda começou atendendo em cinco áreas da Capital. Em 22 de fevereiro de 2008, foi ampliado para mais 76 áreas de Fortaleza. Em junho do mesmo ano, ganhou mais 20 áreas, ampliando o serviço para as cidades de Caucaia e Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Em junho de 2009, teve início sua etapa de interiorização, sendo implantado nas cidades de Juazeiro do Norte e Sobral.  No começo de 2010,  já estava em operação em praticamente todo o estado.

A ideia era formar patrulhas com carros e motos que circulariam em cada perímetro de três quilômetros quadrados, com total interação entre os policiais e os moradores e comerciantes de cada quadrante. Cada viatura tinha um telefone individual, com um número que podia ser acessado por qualquer cidadão. Eles falariam diretamente com a patrulha, evitando assim, a burocracia e a demora típicas das ligações  endereçadas à Ciops.

Também foram implantadas câmeras internas e externas em cada viatura e assim, os policiais passaram a ser monitorados 24 horas.

Fonte: CN