Abastecimento de Água será normalizado em Pedro II – PI garante AGESPISA

Abastecimento de Água será normalizado em Pedro II – PI garante AGESPISA

12/06/2017 - 21:43

O superintendente da AGESPISA, Sr. Menezes, conversou com o repórter Ney Silva da FM Imperial, para relatar os procedimentos que foram adotados pela Companhia de Águas e Esgotos do Piauí S. A. – AGESPISA, no reforço e na correção do abastecimento de água no município de Pedro II. Confira na íntegra essa entrevista exclusiva:

“É uma satisfação estar aqui e como é da minha obrigação poder dar esse depoimento para o nosso consumidor de Pedro II. Essa manutenção preventiva, que é o que nós fizemos na quinta, na sexta feira e no sábado a gente já faz ela em algumas cidades em que tem esses grandes eventos. Não é diferente em Pedro II, que do dia 15 ao dia 18/06 vai conceber o maior evento que nós temos dentro do nosso estado.

Essa manutenção preventiva a gente a faz sempre que é necessário. O que nós fizemos quinta, sexta e sábado, que está acontecendo até hoje: primeiro, tivemos uma recuperação dos registros hídricos e comportas com a equipe de Teresina. Em sequência, nós tivemos a desinfecção dos floculadores, decantadores e filtros. O que foi pedido para a gente fazer de imediato foi a interligação, isso é interessante que Pedro II saiba, que nós fizemos a interligação da bateria dos poços, que nós já fizemos essa interligação, isso foi compromisso dessa audiência que aconteceu no dia 02 de maio.

Que bateria de poços é essa: é a garantia de suporte para abastecer Pedro II nesse período que nós vamos ter daqui até o final de ano, é exatamente os 4 poços que foram instalados na orla do açude Joana. Que procedimento é esse: como nós já temos a adutora que é equipada em frente a esses poços, adutora de água que é captada do açude Joana, nós fizemos com que haja a facilidade do mesmo trâmite interligar a bateria desses poços nessa mesma adutora. Que procedimento: nós vamos cortar essa adutora, que é um diâmetro de 300 (trezentos) milímetros de ferro, cortando lá nós fizemos a interligação já para receber água também dos poços. Com a garantia também, que é o propósito da nossa empresa, que é garantir o abastecimento normal, não só nesse período agora que vamos ter que é período de grande festa, mas por esse resto de ano e até há garantias por mais algum tempo.

O que foi que houve de imprevisto: essa interligação dessa rede, que é uma rede de 200, que é a bateria dos poços, quando fizemos conectamos tudo foi direito; quando nós voltamos a operar o sistema do açude Joana, como as bombas lá são bombas grandes, bombas de grande vazão, essa rede de 200 não resistiu à pressão da bomba que já estava em operação. O que foi que aconteceu: apresentaram aí um vazamento dessa rede de 200. Foi fornecido material pela empresa de Piripiri, foi corrigido esse vazamento, e depois voltamos a entrar em operação o sistema do açude Joana, pressão altíssima, o que foi que aconteceu para a gente, de pior: houve o rompimento das soldas causado pelo corte de conexão dessa adutora. Realmente foi uma sequência de problemas, que até a gente já teve esse problema antes, mas que não pensávamos que acontecesse mais. Foi deslocado um técnico lá de Teresina saiu cedo, chegou muito cedo aí em Pedro II, esses procedimentos já foram feitos, estamos já em fase de terminar, reforçando a estrutura, para que essas soldas não voltem mais a romper, e a gente torce para que tenhamos o sistema funcionando normalmente.

Concluído o serviço lá, entraremos em contato com a parte operacional, que no máximo até às 13h de terça-feira o sistema voltará à normalidade, essa é a notícia boa à população.

O superintendente da Agespisa, Sr. Menezes, informou no final da tarde de hoje, 12/06, que a bomba foi religada e que a água já está chegando à Estação de Tratamento de Água – ETA e à noite já deverá ser normalizado o fornecimento de água do município, com previsão, como ele informou, que até às 13h de terça-feira, o serviço voltará à completa normalidade.”

 

Fonte: AGESPISA