Emater e Anater discutem retomada do projeto Dom Helder

Emater e Anater discutem retomada do projeto Dom Helder

22/06/2017 - 15:18

Projeto atua no desenvolvimento rural sustentável nordestino

Representantes do Emater e da Agencia Nacional de Assistência Técnica dos estados de Brasília, Ceará, Espírito Santo e Maranhão se reúnem, em Teresina, nos dias 21 e 22, com a diretoria do Emater-PI e a equipe de extensionistas, a fim de discutirem a retomada do projeto Dom Hélder Câmara. No encontro, será explanado o funcionamento do programa, alinhando às entidades os detalhes de implantação da política no Semiárido brasileiro.

O projeto Dom Helder levará condições de trabalho para os produtores das regiões castigadas pela seca, reunindo ações referenciais de combate à pobreza e apoio ao desenvolvimento rural sustentável. Além do Piauí, o projeto vai contemplar os estados do Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Maranhão.

De acordo com o diretor-geral do Emater-PI, Marcos Vinicius, o projeto, além de ampliar o número de famílias, amplia também o número de municípios. “De cinco mil famílias, o Emater será responsável por 60% desse total. Isso vai possibilitar o recebimento de cerca de 12 milhões de reais em um período de três anos”, explicou o gestor.

O presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica, Valmisoney Moreira, ressalta que o projeto Dom Hélder é um catalisador de políticas públicas e que a meta é atender a 60 mil famílias. Para isso, é importante o empenho na conclusão do plano de trabalho. “Neste evento, sairemos com o plano de trabalho praticamente pronto, mas peço um pouco mais de empenho, para que sejam feitos os ajustes, e que, no máximo, até a próxima semana, os planos estejam concluídos, para que a Anater faça a análise. A proposta é que, em julho, os recursos estejam disponibilizados, e os técnicos estejam em campo”, finalizou Moreira.

O projeto

O Dom Helder é a continuação de uma política pública criada em 2001, a partir de um acordo de empréstimo internacional firmado entre a República Federativa do Brasil e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). Esta é a segunda etapa do projeto e atenderá cerca de 60 mil famílias.

Com as ações do Dom Helder, a Secretaria Especial da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead) pretende manter condição para a produção de alimentos nas regiões mais secas do país e mitigar os efeitos causados pelas condições climáticas.

Fonte: EMATER