BR 222: Autoridades destacam a incansável luta do deputado Themístocles pela obra

BR222: Autoridades destacam a incansável luta do deputado Themístocles pela obra

23/06/2017 - 19:14

REPORTAGEM ESPECIAL – INAUGURAÇÃO DAS OBRAS DA BR-222 NO PIAUÍ

BR-222 será realidade no eixo rodoviário do norte piauiense

 

Veja o que falaram algumas das principais autoridades presentes ao marco inaugural da obra:

Governador Wellington Dias expressa sua alegria e contentamento pela obra da BR-222:

Governador Wellington Dias: Primeiro uma alegria a gente ver já em andamento a obra da BR-222. No trecho que liga Piripiri, Batalha, à região de Esperantina, São João do Arraial e vai até Matias Olímpio numa parceria com o estado, no trecho de São João do Arraial até Matias Olímpio. Aqui já em obra a ponte, já em obra a terraplanagem, as condições da gente poder ter também aí de ter todo esse trecho aí do Piauí em condições de trafegabilidade. E aqui poder lançar também o edital da Universidade Aberta, autorizar a obra do asfaltamento da Cachoeira do Urubu [em Esperantina – PI], de poder trabalhar as condições de calçamento em comunidades, de escolas,... ou seja: tudo isso vai ajudar na qualidade de vida e no desenvolvimento de Batalha e da região.

Deputado Federal Átila Lira revela a longa e demorada trajetória até o início efetivo desta obra da BR-222:

Deputado Federal Átila Lira: Piripiri é minha terra querida, nossa... Batalha é a terra da minha esposa, da família da minha esposa. Essa é uma estrada que se reclamava há muito tempo. Quando eu comecei minha carreira política o [Deputado] Milton Brandão, que eu fiquei no lugar dele, já falava dessa estrada. E, graças a Deus, hoje ela é uma realidade, teve um trabalho muito bom do Themístocles [Sampaio] Filho, deputado, e eu vou me dedicar também destinando recursos para que essa estrada possa melhorar. Mas só esse asfalto primário que vai ser implantado vai ficar uma beleza o trânsito entre Piripiri e Batalha, vai melhorar mais a economia de Piripiri, muito mais.

Deputado Federal Assis Carvalho fala da importância e o papel de colaboração entre os governos federal e estadual na execução do trecho piauiense da BR-222:

Deputado Federal Assis Carvalho: Eu considero essa obra uma das mais importantes dessa região norte [do Piauí] e a gente aqui ouvindo as lideranças locais sabemos quanto os governos de 2002 para trás não ligaram para o nordeste; porque essa obra ela está parada desde os anos ’50 no governo de Juscelino Kubitschek. O presidente Lula conseguiu cuidar do nordeste: com a integração da bacia do São Francisco; somente no estado do Piauí em 2003 nós tínhamos as piores estradas do Brasil. O presidente Lula ajudou o governador Wellington Dias a melhorar essas estradas. A gente contava nos dedos as cidades que tinham asfalto, hoje a gente conta as que não têm: são apenas 6(seis). A gente consegue aqui com muita alegria ver aqui o BEC, o 2º BEC, iniciando uma obra tão esperada. Então, a região norte está de parabéns; é uma obra que integra não apenas Piripiri, não apenas Batalha, Esperantina, São João do Arraial, Brejo do Maranhão, integra essa região ao Brasil e ao mundo.

Deputado Estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Piauí – ALEPI, Themístocles Sampaio Filho reconhece a necessidade desta obra ao desenvolvimento do estado do Piauí:

Dep. Themistocles Sampaio Filho: Isso é um sonho que nós estamos iniciando a se tornar realidade. Ainda faltam muitos recursos, mas eu tenho convicção de que, com a bancada federal e o governador Wellington Dias, vamos conseguir esses recursos porque é uma roda do desenvolvimento, geração de emprego e renda, que vai passar no norte do Piauí, ligando o Maranhão e o Pará.

Ainda falando sobre a importância e a relevância desta obra, o presidente da ALEPI destaca os benefícios que serão gerados com sua construção:

Dep. Themistocles Sampaio Filho: Quem ganha é o Piauí, é o Maranhão, é o Pará, é o Ceará, é uma estrada que liga 4(quatro) estados e o governador confirmou. Então nós vamos atrás do dinheiro para melhorar e fazer as pontes sobre o Rio Parnaíba e sobre o rio Longá, outra ponte na cidade de Esperantina.

Deputado estadual Wilson Brandão comenta sobre o empenho e o esforço conjunto de vários parlamentares para a consecução desta obra:

Deputado estadual Wilson Brandão: Nós estamos aqui em Batalha com o comandante do 2º BEC do Exército Brasileiro, com o governador Wellington Dias, com a nossa bancada de senadores, deputados federais, estaduais, prefeitos, exatamente testemunhando esse momento importantíssimo para a integração do Ceará, do Piauí e do Maranhão. A BR-222 faltam ser asfaltadas aproximadamente 140 km, todos dentro do Piauí e hoje o Exército deve dar o pontapé inicial para a execução dessa estrada. Eu acredito que essa integração, principalmente para nós ligados à Batalha e à Piripiri será de fundamental importância porque ela vai dar uma integração para uma população de mais de 150 mil habitantes da região e isso é exatamente motivo para o desenvolvimento da região para integração para conforto e segurança do nosso povo.

Deputado estadual Marden Menezes reconhece o papel do governo federal, através do DNIT e do Exército Brasileiro na realização da obra:

Deputado estadual Marden Menezes: Uma luta antiga de toda a classe política, de lideranças de Batalha, de Piripiri, de Esperantina, e de tantas outras cidades e claro isso beneficia as demais cidades da região para que esse trecho pudesse ser realizado. Não podemos deixar de registrar o empenho do colega deputado estadual e presidente da Assembleia, Themístocles Sampaio, que assim como nós e como outros colegas que tiveram ao longo dos anos a dedicação de buscar viabilizar essa obra e hoje é preciso reconhecer que é uma obra federal, feita com recursos do governo federal através do DNIT e do Exército Brasileiro; de forma que vem a obra que será de suma importância para o escoamento da produção, para o intercâmbio entre os municípios, o comércio local, mas sobretudo para ligar os estados do Maranhão, Piauí e Ceará através da 222 e com certeza o turismo, não é, a produção agrícola, agropecuária, e o comércio principalmente haverão de crescer bastante. Valoriza todas as áreas aqui próximas, valoriza também o homem do campo, os assentamentos da divisa do município de Piripiri, do município de Batalha, serão também muito beneficiados e nós claro ao longo do nosso mandato procuramos nos empenhar e somar esforços para que isso fosse possível na data de hoje.

Deputado estadual Francisco Limma fala do papel de mobilidade e ao escoamento da produção piauiense:

Deputado estadual Francisco Limma: É grande a nossa alegria e certamente a de toda a população por ver aqui iniciado o retomar de uma obra que paralisou ainda na década de ’60, então, que foi retomada com os projetos lá no governo Lula, no governo da presidente, que agora está sendo colocado e iniciado a execução. Um esforço do governador Wellington, de toda a bancada federal, estadual. Vale destacar aí a narrativa feita pelo deputado Themístocles em torno dessa grande obra, mas uma obra importante que vai não só permitir maior mobilidade aqui mas interligar três estados do nordeste, Piauí, Ceará e Maranhão, permitindo que o desenvolvimento seja transportado. Essa é uma região em que algumas empresas estão se instalando aqui, na produção de frutas, na produção de grãos, na produção de peixe, na produção de leite, e isso vai acelerar o desenvolvimento e encurtar o custo do transporte de carga até o porto de Itaqui (MA) e o porto do Pecém (CE). Então, é a importância que tem essa estrada para todo o nordeste, especialmente para o Ceará, o Piauí e o Maranhão.

Coronel Alexandre exprime a questão do desenvolvimento ligado à obra da BR-222:

Cel. Alexandre: Assim, nós, como militares, sempre somos levados a superar desafios. E esse é mais um desafio e é um momento histórico para o Exército e para o estado do Piauí, que consigamos cumprir e alcançar nosso objetivo que é levar o desenvolvimento, apoiar a melhoria da qualidade de vida de toda essa população dessa região daqui do estado do Piauí através do nosso trabalho e do nosso comprometimento.

Coronel Alexandre fala ainda sobre aspectos ligados à economia piauiense:

Cel. Alexandre: Sim, a economia, isso aí gera bens serviços e ajuda a circulação da renda de forma geral e vai valorizar ainda mais o desenvolvimento e vai interligar a região nordeste e a região norte, por meio da BR-222. E nós do 2º Batalhão [2º BEC], representando o Exército Brasileiro, estamos aqui sempre ao lado da população para cumprir a nossa missão constitucional , pois somos o braço forte e a mão amiga da nação brasileira.

Prefeito de Piripiri (PI), Luís Menezes ressalta que houve um esforço conjugado à efetivação do início da obra da BR-222:

Prefeito de Piripiri (PI), Luís Menezes: É uma obra importantíssima, ela tem uma história grande de lutas, muitos políticos, muitos representantes do nosso estado, abraçaram esta causa que está chegando quando já devia ter chegado há muito tempo. E inclusive recordo aqui a preocupação e o interesse que originou a primeira emenda para essa finalidade do Deputado Federal na época, Themístocles Sampaio, que é o pai do presidente da Assembleia, o deputado estadual Themístocles [Sampaio Filho]. Depois, com a continuidade do processo, o [deputado estadual] Themístocles abraçou, o [Deputado Federal] Marcelo Castro também fez um esforço muito grande e isso foi agregando força política com a presença do governador e diversos representantes da área federal , senadores, deputados de diversos partidos, há uma espécie de união para a realização dessa obra importantíssima para o desenvolvimento global desta região norte e centro-norte que nos liga ao estado do Maranhão e do Ceará. Então é uma estrada importantíssima do ponto de vista da infraestrutura não só econômica mas também turística que aqui é comum entre os piauienses que sempre torceram que sempre fizeram esforço para que essa obra importantíssima um dia pudesse acontecer. Então, nós estamos felizes demais, é importante para todas as cidades: é importante para o estado do Maranhão, para o estado do Piauí, para o estado do Ceará, e é uma obra que o tamanho é muito pequeno se compararmos com o tamanho da sua importância. Então isso é fundamental.

Prefeito de Morro do Chapéu (PI), Marcos Henrique assevera que é uma luta incansável do deputado estadual Themístocles Filho:

Prefeito de Morro do Chapéu (PI), Marcos Henrique: A gente sabe da importância dessa obra para a região norte. É importante essa interligação dos estados aqui com o Piauí, até porque é uma obra que já vinha sendo esperada há 20(vinte) anos, como foi discursado, como foi comentado, há muitos anos que vem sendo esperada essa obra. Queremos ressaltar incansavelmente o trabalho do deputado Themístocles Filho ele há muitos anos como deputado representante do Morro do Chapéu e aqui da região norte, a gente já vem acompanhando há muitos anos que ele vem comentando sobre a BR-222, ele não cansa de falar. E hoje nós vimos aqui a satisfação dele, do governador Wellington, de toda a bancada que estava aqui e de todos os prefeitos da região norte que estamos aqui satisfeitos com toda essa obra que vem para beneficiar essa região norte do Piauí e consequentemente o Piauí.

Ex-prefeito de São João do Arraial (PI), Juscelino enfatiza a provável vinda de empresas e empregos à região:

Ex-prefeito de São João do Arraial (PI), Juscelino: É uma luta como você bem enfatizou que há mais de 20 (vinte) anos o deputado Themístocles [Sampaio Filho] vem pleiteando e pelo que a gente pode observar com certeza vai ser executado. Um grande avanço para a região, e principalmente para São João do Arraial, cidade futuro pode se dizer, não é, porque? Porque virão empresas, geração de emprego e renda,... o certo é que São João do Arraial com essa BR ela vai fortalecer muito, muito, muito, toda a nossa região e principalmente o nosso município.

Vereador de Esperantina (PI), Castro agradece ao deputado estadual e presidente da ALEPI Themístocles Sampaio Filho pela contribuição dele junto a toda a bancada piauiense:

Vereador de Esperantina (PI), Castro: Eu tenho que agradecer ao deputado Themístocles [Sampaio Filho] pela sua luta há mais de 20 (vinte) anos, eu em 2000 era prefeito, contribuí, dei a autorização para que se fizesse o projeto com a emenda do deputado estadual Themístocles Sampaio [Filho], que era prefeito na época, tive minha contribuição também. Está se concretizando um grande desenvolvimento para o norte do Piauí, essa BR vai interligar 4 (quatro) estados e é de grande importância para Esperantina, para Batalha, para toda a região norte do estado do Piauí. E dizer que o esperantinense também está de parabéns porque todos esses carros vão passar por Esperantina, vão abastecer, vão dormir os motoristas em Esperantina e tudo cresce para o desenvolvimento de Esperantina.

 

Fonte: REDAÇÃO