Greco cumpre mandados de prisão contra agentes penitenciários

Greco cumpre mandados de prisão contra agentes penitenciários

29/06/2017 - 09:30

Uma operação da Polícia Civil deflagrada hoje investiga agentes penitenciários que estariam facilitando a entrada de telefones celulares na Penitenciária Mista de Parnaíba. Batizada de Operação Penitentes, é coordenada pelo GRECO (Grupo de Repressão ao Crime Organizado).

Os policiais buscam cumprir dois mandados de prisão, três de busca e apreensão e uma condução coercitiva. Os agentes seriam ainda suspeitos de facilitar a entrada de drogas na unidade prisional. Eles podem ser acusados de crimes de corrupção ativa e passiva.

Vilobaldo Carvalho, diretor do Sinpoljuspi (Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí), disse que os dois agentes penitenciários alvos da Operação Penitentes não são filiados ao sindicato. “Qualquer um que coloque droga dentro de um presídio pode colocar uma arma, e assim colocar a vida de todos seus companheiros de trabalho em risco. Por isso não podemos compactuar nem aceitar esse tipo de comportamento onde e quem quer que seja”, afirma o sindicalista.

Segundo ele, mesmo que fossem filiados, o estatuto do sindicato veta assistência jurídica a acusados de tráfico de drogas. “Nosso posicionamento é bastante claro. Que as investigações procedam com o maior rigor possível. Sendo provado, que sejam punidos exemplarmente”, disse Vilobaldo.

Fonte: PORTAL O DIA