ADAPI faz certificação das vacinas contra Aftosa só até 30/06

ADAPI faz certificação das vacinas contra Aftosa só até 30/06

29/06/2017 - 15:55


Através de portaria, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí estendeu o prazo de certificação da vacinação para até o dia 30 de Junho

Após o encerramento do prazo inicial de certificação da vacinação do rebanho bubalino Piauiense contra a Febre Aftosa, que estava marcado para o dia 15 de junho, a ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí anuncia a extensão do prazo para o dia 30 deste mês, através da portaria Nº 15.204 - 46/2016.

"Por conta do movimento grevista e para não prejudicar os produtores, nós reforçamos a todos os produtores Piauienses que, até 30 de junho, façam a certificação em um dos escritórios da ADAPI cadastrados", afirmou Idilio Moura, Gerente de Defesa Animal, reforçando a necessidade da apresentação da documentação das vacinas, o que garante a isenção de penalidades, assim como a garantia da segurança de seus animais.

Ao final desse prazo de certificação a ADAPI dará início ao pós-etapa, momento em que os fiscais da Agência abrem investigação a fim de descobrir as propriedades nas quais não houve imunização e intervir junto a esses criadores no sentido de conscientizá-los e incitá-los a realizar a vacinação de todos os animais. Vale ressaltar que os inadimplentes estão passíveis de sanções, avaliadas de acordo com sua situação cadastral.

Desde a fundação da ADAPI, em 2006, foram várias as conquistas para as defesas do Estado, como a mudança do status sanitário, de risco desconhecido para área livre de Febre Aftosa com vacinação e a certificação pela OIE, Organização Mundial de Saúde Animal. Títulos que possibilitam a abertura do mercado e o crescimento da economia local e regional.

Fonte: ADAPI