Bens do tráfico apreendidos no Piauí viram sucata por falta de leilão

Bens do tráfico apreendidos no Piauí viram sucata por falta de leilão

04/07/2017 - 15:36

Dezenas de veículos e outros bens estão virando sucata em Teresina (PI) por falta de leilão. São itens apreendidos em operações contra o tráfico de drogas e que só podem ser leiloados com a presença de um representante do Ministério da Justiça.

Em entrevista no Jornal do Piauí da emissora Cidade Verde desta segunda-feira (3), o juiz da 7ª Vara Criminal, Almir Tajra, informou já ter comunicado a Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad) sobre os bens apreendidos. Contudo, em nove anos, apenas por 2 (duas) vezes um representante do órgão do Ministério da Justiça veio ao Piauí para a realização do leilão. 

(bens do tráfico em depósito no Piauí - sucateamento evidente ao erário público)

Os bens são apreendidos na prisão de suspeitos de tráfico. Os leilões nas comarcas serviriam para arrecadar recursos a serem destinados para a compra de armas, munições e outros itens que ajudem no trabalho dos órgãos de segurança. Só em 2017, a 7ª Vara Criminal já proferiu 200 sentenças condenatórias, o que ajuda a aumentar ainda mais o estoque nos depósitos.

"Estes bens estão se acabando e na sua maioria, infelizmente, se danificando com o tempo, ação do sol e da chuva", lamentou o juiz. "É uma pena, muito embora alguns desses bens sejam colocados a disposição de entidades que trabalham na reinserção social de dependentes químicos".

Exemplo a ser seguido

Um exemplo de que os leilões são uma forma de reaproveitar e de tornar úteis à sociedade esses bens, são os leilões realizados pelos veículos apreendidos pelo Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN PI, em que periodicamente acontecem os eventos para arrematações, com retorno positivo ao órgão, sem lesar o erário público.

(pátio de leilão do DETRAN PI; foto: Divulgação)

Fonte: cidadeverde