Capacitação dos agentes comunitários de saúde de Pedro II ocorre na câmara municipal de vereadores

Capacitação dos agentes comunitários de saúde de Pedro II ocorre na câmara munic

05/07/2017 - 19:11

A Secretária Tatiana Galvão reconhece a importância da iniciativa do evento para as diversas localidades atendidas em Pedro II, abrangendo o conjunto dos serviços da saúde: “Os agentes de saúde nas suas visitas é que fazem a busca ativa dos pacientes para os PSF. Então, foi uma preocupação da gestão estar chamando a eles para esse treinamento, para cada coordenador estar passando como é o fluxo dos atendimentos que a secretaria fornece. Estar aproximando mais os agentes de saúde, as coordenações e estar melhorando o serviço, facilitando o trabalho deles junto à população.”

A enfermeira Karen Gonçalves, Coordenadora de Atenção Básica em Saúde (ABS) começa falando dos objetivos principais da capacitação e como estão organizados os momentos: “Eles estão sendo capacitados da atenção base, da média e alta complexidade, do município. Eles foram divididos em 2(dois) grupos: os ACS da zona rural e os ACS da zona urbana. Estão 46 agentes da zona rural e 54 agentes da zona urbana. Estão passando por aqui todas as coordenações, todos os coordenadores, e estão passando informações relacionadas ao funcionamento de suas coordenações.”

Jorge Carvalho, do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF), explicita os principais objetivos a serem atingidos com a capacitação: “Os objetivos principais dos coordenadores que vão apresentar essa capacitação é apresentar o serviço, o funcionamento,o que tem de ações planejadas para 2017, ouvir as falhas – que é compreensível ter algumas críticas – e apresentar um pouco do que foi feito, do que a gente pretende fazer de projetos e de uma forma geral esclarecer a dúvida deles sobre o funcionamento do serviço.”

Amanda Pinheiro, do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), participa das informações e qualificações que foram repassadas aos ACS: “A gente está aqui para mostrar os serviços que a gente tem lá no CEO, que funciona com as seguintes especialidades: cirurgia, endodontia (tratamento de canal), periodontia (tratamento da gengiva), e o tratamento com pacientes especiais. E esse tratamento com pacientes especiais abrange o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), pacientes da APAE e os pacientes da Casa de Compadre. E também os pacientes especiais que vêm dos postos de saúde, que são atendidos lá no CEO.”

Franklin Charles, da coordenação de saúde do trabalho e de tabagismo, fala da troca de informações e do tira-dúvidas da capacitação: “A gente passou para os ACS que são aqueles que trabalham diretamente com o público-alvo, a gente passou para eles como eles devem abordar do problema do bairro deles, da localidade.”

Zezé Passos, da coordenação do programa Melhor em Casa, expressa como entende a capacitação dos agentes dos PSF: “ Hoje vou repassar para os agentes comunitários de saúde da zona rural, que o programa Melhor em Casa é para quem não tem condições de ir ao hospital ou ao postinho, é o pessoal acamado, do pós-operatório, mas como é o pessoal da zona rural, é uma dificuldade grande e o programa Melhor em Casa fazer essas visitas diárias como a gente faz na zona urbana. Vou convidar a eles para fazer um cronograma, fazer as visitas uma vez por mês ou duas. Que o Melhor em Casa não é só na zona urbana, é na zona rural também.”

Fonte: REDAÇÃO